Para dar apoio aos festejos em louvor à Santa Bárbara nesta quinta-feira (4), no Centro Histórico, a Prefeitura montou um esquema especial envolvendo diversos serviços municipais. Na área de limpeza, a Limpurb disponibilizou 60 profissionais entre agentes, chefes de operação e encarregados, e sete equipamentos como compactadores, caminhões para coleta de resíduos e três caminhões-pipa para lavagem dos logradouros.

Os serviços serão realizados na Rua das Flores, Rua Padre Agostinho Gomes, Rua Alfredo de Brito, Rua Gregório de Matos, Largo do Pelourinho, Rua do Taboão e adjacências. O público também contará com 41 sanitários químicos, sendo 12 masculinos, 26 femininos e três infantis, distribuídos nas praças da Sé, Tereza Batista e Pedro Arcanjo, além do Largo do Pelourinho, Mercado Santa Bárbara e São Miguel.

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) estará presente com 20 guardas municipais do Grupo de Atenção ao Turista (GAT), para ações de prevenção à violência e proteção ao patrimônio público. Para o atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma ambulância do Samu no local para casos de urgência e emergência, além de estarem em prontidão as unidades de saúde 24 horas e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos Barris, San Martin, Valéria, Periperi e Itapuã.

Já a Transalvador vai alterar o fluxo de veículos no Centro Histórico entre 7h e 16h. Nesse período, o tráfego será completamente interditado na Ladeira da Praça, entre a Rua José Gonçalves e a Avenida J.J. Seabra. Haverá ainda interdição progressiva de vias, a partir das 8h, para procissão que sai do Largo do Terreiro de Jesus, seguindo pela Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), com chegada ao Largo do Pelourinho. Os veículos com destino à Avenida J.J. Seabra terão como opção de tráfego a Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Avenida Jequitaia, Túnel Américo Simas, Avenida Presidente Castelo Branco, chegando à J.J Seabra.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estará presente para realização das ações de ordenamento dos ambulantes, com atuação de 50 agentes de fiscalização. O licenciamento daqueles que desejam trabalhar no comércio de rua para a festa foi iniciado no último dia 28. O órgão também reforçou a iluminação pública na região, com a instalação de gambiarras e projetores. Por sua vez, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizará ações de combate à publicidade e atividade ilegal, estando a postos também, para coibir casos de poluição sonora local. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone (71) 2201-6660.

Missa e cortejo - A festa em louvor à Santa Bárbara é organizada pela Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmelo – Irmandade dos Homens Pretos, e faz parte do chamado Ciclo de Festas Populares de Salvador. As comemorações começam com um tríduo entre os dias 1º e 3 de dezembro e o dia festivo é iniciado com uma alvorada às 6h.

A missa será celebrada às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho e, após a celebração, será realizada uma procissão que percorrerá as ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Barroquinha, a padroeira da corporação será homenageada e, em seguida, o cortejo seguirá para a Baixa dos Sapateiros e retorna ao Pelourinho pela Rua Padre Agostinho.

História e devoção – Segundo as tradições cristãs, Santa Bárbara foi uma jovem nascida na cidade de Nicomédia, na atual Turquia, filha única de um rico e nobre habitante local. Por seguir a fé cristã, e não o culto aos deuses do Olimpo como era tradição onde vivia, foi morta pelo próprio pai em via pública. No momento da morte, um trovão estrondou pelos ares. Por isso é conhecida como a protetora dos relâmpagos e tempestades.

A devoção de origem católica foi trazida à Bahia pelos portugueses no final do século XIX e recebeu vários elementos do candomblé devido ao sincretismo da imagem da santa com a orixá africana Iansã, simbolizada pela cor vermelha. É também padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados.