A roda de conversa “Patrimônio É...” entra na grade da programação cultural da data magna da Bahia e debate o tema “Dois de Julho: Rotas da Independência”, excepcionalmente nesta quarta-feira (4), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro. Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a roda de conversa sobre educação patrimonial será mediada pela diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, e traz como convidados o arquiteto e urbanista Francisco Senna, e os historiadores Jaime Sodré e Marcelo Siquara.

Os debatedores prometem uma “viagem no tempo” para falar sobre os principais pontos históricos por onde a guerra pela independência do Brasil na Bahia passou, desde o Recôncavo até chegar em Salvador. Na ocasião, além das batalhas, serão relembrados personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, General Labatut, Lord Cochrane e Joana Angélica. O evento é gratuito e aberto ao público.

Projeto – “Patrimônio É...” é um projeto do Salvador Memória Viva, programa da FGM de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município. Aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura.

Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Em 2018, são dez encontros no total e quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa, terá direito a um certificado ao final.