Salvador conta com uma programação variada de eventos promovidos ou apoiados pela Prefeitura este fim de semana. Há atividades para toda a família, como A Feira da Cidade, que neste sábado (5) e domingo (6) e comemora três anos com shows e encontros inéditos de cantores. O evento ocorre das 11h às 20h, no sábado, e domingo, de 10h às 20h, na Avenida Centenário.

No primeiro dia, além de ter acesso às barracas de gastronomia, manufatura, antiguidade, vinil e moda, o público vai poder assistir às apresentações da música contemporânea de Lívia Nery, indicada ao prêmio Caymmi, seguida pelo som da Kombinação, banda que traz releituras da música baiana, e da cantora Marcia Short, além da discotecagem com Djs.

No domingo, a manhã começa com os Canteiros Coletivos, espetáculo circense, oficinas de bola de sabão gigante e brincadeiras. Às 12h, haverá chorinho do Janela Brasileira, e a tarde seguirá com o show da banda Bahia Experimental.

Parque da Cidade – Um dos mais belos locais de Salvador para praticar atividades ao ar livre, o Parque da Cidade Joventino Silva, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), recebe neste sábado o encontro Veteran Car Club Bahia para os amantes de carros antigos e criançada. O encontro vai reunir carros antigos e relíquias no estacionamento do parque, às 8h. O evento dura o dia inteiro.

No domingo, entre 9h e 13h, a equipe do Greenpeace Salvador vai levar educação ambiental para crianças de todas as idades, na Alameda dos Ipês. Serão realizadas peças infantis com foco na preservação do meio ambiente e sobre a importância dos corais do Amazonas.

Na entrada do parque, também das 9h às 13h, 60 voluntários vão fazer mediação de leitura para crianças em um momento lúdico. Também serão desenvolvidas brincadeiras, como pula-corda, desenhos, pinturas e distribuição de lanches para os pequenos.

Ruas de Lazer – O projeto segue com atividades recreativas e esportivas gratuitas neste fim de semana. Na manhã de Sábado, haverá atividades nos bairros do Lobato, na Rua Aterro do Joanes e Rio Sena, na Rua Cardeal Jean. À tarde, será a vez de San Martin, na 1ª Travessa Lídio dos Santos, e Santo Antônio Além do Carmo, no Largo de Santo Antônio.

Domingo de manhã as recreações serão realizadas em Pirajá, na Rua da Liberdade, e em Periperi, na Rua das Pedrinhas. À tarde, o cronograma segue para Boa Vista do Lobato, na Rua Humberto Barreto. Dentre as atrações disponíveis para o público estão cama elástica, pintura de rosto e desenhos no papel, jogos de totó, dominó, vôlei, basquete e futebol, além das bicicletas infantis. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

Teatro – Esta é a última oportunidade para conferir a montagem Sobretudo Amor, às 19h deste sábado, no Teatro Gregório de Mattos. No espetáculo, a atriz e dramaturga Mônica Santana, vencedora do prêmio Brasken de Teatro 2015 como revelação, encena seu novo solo autoral. O espetáculo é fruto e parte do projeto Cartografando Afetos, que ouviu dez mulheres negras de diferentes gerações e experiências para falar sobre afetividade e amor. Dessa escuta, emergiu a montagem, que traz as memórias da artista e questões sobre descolonização do pensamento, bem como os afetos como potência de transformação. Os ingressos são vendidos a R$ 10 e R$ 5 (meia).

No domingo, às 19h, o Teatro Gregório de Mattos será palco para o show TorquatáLia, um mergulho da cantora e atriz Lia Lordelo no universo poético de Torquato Neto, um dos principais artífices da Tropicália. O repertório do show, que teve estreia no dia 29 de abril, no Festival Paisagem Sonora (em Cachoeira), inclui as parcerias de Torquato com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé e Carlos Pinto. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia).

No Espaço Cultural Barroquinha, será realizado, neste sábado, o Looping: Bahia Overdub, encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico. O espetáculo foi indicado ao prêmio Bravo! 2016 na categoria espetáculo de dança e eleito pelo jornal O Globo um dos dez melhores espetáculos de dança do ano passado. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia). O Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha são administrados pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).