Completando 30 anos de carreira e com dez discos lançados, amanhã (20), às 19h, é a vez de Lenine se apresentar no Palco das Flores, localizado no largo de Santana. A apresentação faz da programação da segunda edição do Festival da Primavera, evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes).

O cantor traz pela última vez a Salvador a turnê "Chão", que já passou por vários cantos do país, América do Sul e parte da Europa. Para a apresentação, o artista garantiu que sucessos como "Hoje eu quero sair só", "Paciência" e "Jack Soul brasileiro" estão garantidas. “Procuramos priorizar no show as músicas que dialogam com a atmosfera de 'Chão', como 'A ponte', que traz referências sonoras como o áudio original de 'Caju e Castanha', 'A Rede' ou 'Candeeiro encantado'", afirmou, em entrevista à Agecom.

Lenine, que é cantor, produtor musical e arranjador, traz em suas composições influências de manifestações culturais e de inúmeros gêneros musicais. No estado, essas marcas culturais chamam a atenção do artista. “Na Bahia temos novos criadores em cada região, misturando suas culturas regionais com informações da música contemporânea, o que está gerando novos híbridos. Da carta do Caminha, só sobrou o parágrafo 'aqui, em se plantando, tudo dá'.  Além disso, é muito bacana perceber o estranhamento que causa no público o início do show 'Chão'. Pra audiência é uma novidade um espetáculo quadrifônico. Esta experiência está mais associada ao cinema.”, comentou.

Mas não é só com a música e as manifestações culturais que Lenine se identifica na Bahia.  Ele se denomina fã de Salvador, da atmosfera da cidade e das pessoas. "Tenho por aí muitos amigos e parceiros, e sempre que volto é certeza a delícia dos encontros. O mais recente foi com a genial Orquestra Rumpilezz. E tem mais, tocar no Nordeste de uma maneira geral é sempre muito gratificante. É no nordeste que eu tenho a certeza de ser melhor compreendido.”, disse. A programação completa do Festival da Primavera pode ser acessada em www.festivaldaprimavera.com.br.