O palco Girassol, montado em frente ao Teatro Sesi, é uma das novidades da edição 2014 do Festival da Primavera, promovido pela Prefeitura do Salvador neste fim de semana, no Rio Vermelho. Logo no sábado (20), a abertura ficará com a atração Nossos Baianos, às 23h.

O grupo é um projeto que reúne representantes da nova geração da música baiana em tributo aos Novos Baianos, em especial ao músico, poeta e compositor Luiz Galvão. Formado pelos vocalistas Andrea Martins (Canto dos Malditos na Terra do Nunca), Peu Tanajura, Pietro Leal (Pirigulino Babilake), Renata Bastos e Kalu nos vocais; pelo guitarrista Ricardo Caian (Ricardo Caian e os Beduínos Gigantes), violonista Kashi Galvão (filho de Luiz Galvão), baixista Heldinho Barral (O Pulo), percussionista Igor Caxixi (Caxerê) e Ricardo Machado na bateria, o coletivo apresenta o repertório do extinto grupo da música popular brasileira (MPB), com arranjos atualizados.

O produtor do grupo, Valdir Andrade, explica que a apresentação não é apenas um show. “Há um roteiro, onde as músicas são executadas, mas também são contadas as histórias das composições musicais”. A declamação das poesias de Luiz Galvão é feita por outro filho do artista, que também participa do espetáculo: Lahiri Galvão.

Para o Festival, o grupo deve levar um convidado especial, ainda em segredo.  Na ocasião, será feito o lançamento de uma música inédita. “Luiz Galvão tem muitas letras que nunca se tornaram músicas. Pegamos uma delas e a combinamos com uma melodia, um arranjo...”, revela Andrade.

O palco Girassol também terá no domingo (21) três atrações que vão movimentar o público. Às 10h será feita a apresentação da peça teatral O Labirinto do Mundo, monólogo da atriz Alessandra Flores. Ao meio-dia, é a vez da academia Villa Forma agitar o público na hora do almoço com uma aula de Dança Baiana. Às 15h, é a vez da cantora Cyda Lyyma animar o público com um repertório eclético, composto por canções autorais e clássicos da MPB.