A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), inaugura nesta quinta-feira (09), às 18h, na área externa do Forte de Santa Maria, a exposição temporária “Qual é o pente que te penteia?”, do fotógrafo e arte-educador Lázaro Roberto. A iniciativa marca a segunda etapa da programação ao ar livre no espaço “Fragmentos”. A exposição retrata pontos marcantes das raízes negras na cultura baiana colhidos no cotidiano da periferia de Salvador.

Conhecido também como “Lente Negra”, Lázaro Roberto pesquisa e ressalta pontos fortes da originalidade da cultura popular através da arte dos penteados. Para criar uma mostra sobre os penteados afros, foram selecionadas 28 fotos do tema clicadas pelo fotógrafo nos últimos 30 anos. As imagens traduzem como os afrodescendentes expressam sua herança cultural e fazem da estética uma arte e uma forma de comunicação.

Na intenção de deixar o conteúdo do Forte Santa Maria cada vez mais rico, novos ensaios de fotografia contemporânea estarão disponíveis para os visitantes: “Iluminados” de João Machado e “Noites Interiores” de Rodrigo Wanderley. Estes ensaios acontecerão no “Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana”, área interna do Forte, na mesma data e horário da inauguração da mostra de Lázaro Roberto. Essas programações são gratuitas.

Serviço:

Exposição: "Qual é o pente que te penteia?"
Fotógrafo: Lázaro Roberto
Data: 09 de março de 2017, às 18:00 (Aberta até 30 de abril de 2017)
Local: “Fragmentos” - Espaço ao ar livre, em frente ao Forte de Santa Maria - Porto da Barra

Ensaio: Iluminados