Trinta e seis entidades folclóricas e culturais se inscreveram para integrar o cortejo que percorrerá os oito quilômetros que separam a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, da Igreja do Bonfim, nesta quinta-feira (12). O número de inscritos para a tradicional lavagem superou o quantitativo de 2016, quando 30 entidades participaram da festa. Esses grupos participarão da caminhada profano-religiosa que antecede a cerimônia litúrgica e a tradicional lavagem das escadarias da basílica, a partir das 8h.

Partindo de blocos tradicionais como Saco Cheio, Q Felicidade, Comanches do Pelô, Filhos de Gandhy e "Muzenza", o cortejo reúne ainda entidades cuja finalidade vai além da festa, trazendo ao desfile representantes de organismos de classe, como sindicatos, e temas sociais da atualidade, como a relação com o meio ambiente, a exemplo dos Gestores Ambientais Sustentáveis.

O desfile conta com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e seu patrocinador oficial será a cervejaria Skol. Por conta disso, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo estarão aptos a coibir publicidade não autorizada durante os festejos. Entretanto, não haverá restrição comercial à comercialização de outras bebidas. Balões, banners, blimps e faixas publicitárias em inconformidade com esta regra serão retirados do perímetro da festa.

Critérios - Para participação no cortejo, as entidades precisaram obedecer a critérios publicados pela Saltur no Diário Oficial do Município. Os participantes deveriam ser, sem exceção, entidades culturais, e adequar o desfile às determinações referentes à utilização de veículos e dos níveis de emissão sonora. As inscrições terminaram ontem (09).

O desfile das entidades ocorre por ordem de chegada ao ponto inicial (Igreja da Conceição da Praia). Somente será permitida a participação de veículo tipo Kombi com aparelhagem de som, cujo nível máximo de emissão sonora admitido no percurso não pode ultrapassar 110 decibéis, medidos a uma distância de cinco metros da fonte. É proibida a utilização de cordas, assim como a de carroças com tração animal. Não poderá haver alteração do carro inscrito no dia do cortejo nem guardar lugar na fila.

Além disso, a Saltur adverte que as entidades terão permissão de iniciar o desfile somente até às 15h, pois a partir deste horário começará o trabalho da equipe de limpeza para, em seguida, ocorrer a liberação das barreiras de trânsito. Após o desfile, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum lugar do circuito, ficando sujeito à reboque e multa. Vale ressaltar que a participação de trios e minitrios é proibida na Lavagem do Bonfim.

"A Lavagem do Bonfim é uma das mais importantes da cidade, e a Prefeitura vai dispor de todo seu aparato para garantir que a festa ocorra da melhor forma possível. O mais importante entre os preparativos para o Bonfim foi a promoção antecipada das festas populares que fizemos fora da Bahia, meses antes dos festejos. Isso traz benefícios para todo o setor receptivo, como restaurantes e hotéis, que estão todos lotados neste período", informa o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Um esquema especial foi montado pela Prefeitura para a Lavagem do Bonfim, envolvendo ordenamento do trânsito, limpeza urbana, instalação de sanitários públicos, fiscalização de publicidade irregular, manutenção, prolongação dos horários de ônibus, coletivos extras e mudanças de itinerário para garantir a mobilidade dos fiéis e de todos que irão curtir a festa.

Confira abaixo a relação das entidades inscritas:

1 - Bloco Saco Cheio
2 - Associação Cultural Amigos de Sussuarana
3 - Pool Produções e Eventos
4 - G.A.S (Gestores Ambientais Sustentáveis)
5 - Bloco Q Felicidade
6 - Sinpojud
7 - LBV
8 - Viola de Doze
9 - Bloco Balaio de Gato
10 - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
11 - Rixô Elétrico