0
0
0
s2sdefault

A alta estação de Salvador vai ser bastante movimentada e com um ar retrô nos dois dos principais equipamentos teatrais da cidade: Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos (TGM). Chamada de “Diversão de Verão”, a programação montada pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), conta com atrações específicas para o período de maior movimentação na capital baiana. A atividade acontece entre hoje (10) e 19 de fevereiro e reúne uma multiplicidade de linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música, com formatos variados de atividades a exemplo de exposições, apresentações, mostras, shows e festas.

A “Diversão de Verão” terá peças teatrais consagradas que fizeram grande sucesso desde que os equipamentos foram reinaugurados, a exemplo de “Compadre de Ogum” e o “O Galo”. Além disso, o público poderá conferir shows e a exposição “Passou por Aqui”, em parceria com o Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Ufba (Labfoto-Facom/Ufba), com registro das apresentações realizadas tanto no Espaço da Barroquinha quanto do TGM nos últimos três anos. No total, serão 12 espetáculos com cerca de 50 artistas envolvidos e as atrações contarão com preços populares.

“É muito importante essa iniciativa porque estes equipamentos culturais estão localizados na região central de Salvador, a Praça Castro Alves, que é uma região que precisa ser ativada e redescoberta pela população e pelos turistas”, pontua o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Teatro – A abertura da programação acontece nesta terça (10) com a estreia da nova produção “Seis olhares sobre o mundo” do grupo baiano Nata em Solos - Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas. São seis espetáculos solos, um de cada ator-integrante, com a colaboração artística de um diretor convidado e coordenação artística da diretora do grupo, Fernanda Júlia. Os espetáculos no Espaço Cultural da Barroquinha são “Yá Ilú”, de Sanara Rocha, que será apresentado hoje, amanhã (11) e nos dias 17 e 18 deste mês; “A dor de quem?”, de Daniel Arcades, sobe ao palco nos dias 24, 25 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro; e “Rosas Negras”, de Fabíola Júlia, fecha a mostra no equipamento nos dias 7, 8, 14 e 15 de fevereiro. Já no TGM, sobem ao palco os espetáculos “Orukó”, de Nando Zâmbia, nos próximos dias 13 a 15; “As balas que não dei ao meu filho”, de Antônio Marcelo, nos dias 20 a 22 deste mês, e “Mundaréu”, de Thiago Romero, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro.

Já a Mostra Retrô-Verão faz uma retrospectiva de espetáculos que estrearam ou passaram pelos dois espaços em 2016. Quem abre o projeto é o espetáculo “Obsessiva Dantesca” no próximo dia 14, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. No mesmo local, acontecem “Kaiala”, que volta com todo axé e trazendo a força das águas nos dias 20 e 21, às 19h; e o “Compadre de Ogum”, nos dias 27 e 28 de janeiro e dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de fevereiro, às 19h. A Retrô-Verão do TGM traz os espetáculos “O Bobo”, nos dias 10 e 11 de fevereiro, às 19h; “Menu”, que volta a envolver o público com um cardápio para lá de especial nos dias 17 e 18 de fevereiro, às 19h; e o infanto-juvenil “Paco e o Tempo” nos dias 12 e 19 de fevereiro.

Exposição – No dia 18, às 17h, acontece a abertura da exposição fotográfica “Passou por aqui – 2016”, na Galeria da Cidade do TGM. A mostra, que também faz parte da Retrô-Verão, ficará aberta à visitação do público até o dia 19 de fevereiro, de terça-feira à sábado, das 14h às 18h. São registros fotográficos feitos por cerca de 15 fotógrafos do LabFoto-Facom/Ufba, dos espetáculos e de diversos eventos que aconteceram no Espaço da Barroquinha e no TGM ao longo de 2016. As imagens contemplam, dentre outras linguagens registradas, uma homenagem aos espetáculos que tiveram suas estreias nos palcos desses espaços, além de registrar importantes festivais que movimentam a cena artística da cidade, como VivaDança, Mostra Abundância, Melanina Acentuada, IC10, FILTE e FIAC.

Durante todo o período em exposição, fotógrafos se revezarão como monitores. Também serão promovidos os Encontros Fotográficos, com rodas de diálogos envolvendo os fotógrafos e fotografados, ampliando ainda mais a interação entre estes artistas que, em geral, não se encontram para além do momento do click. A curadoria da mostra é assinada coletivamente pela FGM e LabFoto-Facom/Ufba.

Ar livre e diversidade – Neste mês, nos dias 13 a 15, às 18h, e de 20 a 22, às 18h e 20h, o pátio do Espaço da Barroquinha apresenta o Estado Dramático, onde uma carreta adaptada servirá de palco para espetáculos teatrais aberto ao público. Uma edição especial do De Transs pra Frente promove a Semana de Visibilidade Trans com oficinas, mesas redondas, cursos, palestras, performances, música e muito mais no TGM, de 27 a 29 de janeiro, às 18h.

Música – O TGM será palco também do “Música de Quinta de Verão”, que acontece nos dias 26 de janeiro e 9 e 16 de fevereiro, às 19h. As performances irreverentes estarão ainda mais irreverentes para ficar com a cara do verão soteropolitano, com muito axé, literalmente, porque eles prometem cantar, tocar, dançar e fazer todo mundo se mexer com grandes hits do axé music, pagode e muito mais surpresas para a plateia. Uma das novidades, o “Pátio de Verão” contará com shows musicais, festas e eventos dançantes que prometem agitar o Pátio do Barroquinha durante os meses de janeiro e fevereiro. A programação está em fase final de definição e deverá ser divulgada em breve.

Ações externas – Além do “Diversão de Verão”, outras ações também estão sendo realizadas ou estão em desenvolvimento para potencializar ainda mais a vocação cultural do Centro Histórico. Uma delas – que dará mais conforto ao público que circula pela região - deverá acontecer no fim de janeiro, quando passa a funcionar um novo estacionamento atrás da Igreja da Barroquinha. O local atenderá aos espaços e ao cinema, com 220 vagas, resolvendo uma das maiores demandas da região.

Outra iniciativa é a instalação de um restaurante no Espaço Cultural Glauber Rocha, já aberto ao público, além da Vila da Barroquinha, que está sendo trabalhada junto com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) para criação de espaços culturais e de lazer no local. “Ou seja, nós estamos cada vez mais caminhando para criar um grande pólo de cultura e desenvolvimento em Salvador”, finaliza Fernando Guerreiro.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...