Apresentações teatrais criadas por alunos e professores da rede pública de ensino compõem a Mostra Criativa “Salvador Arte e Cultura Negra”, que terá a sua próxima edição nesta quarta-feira (3), no Colégio Imeja, na Boca do Rio, a partir das 14h. A atividade visa promover a igualdade racial nas escolas públicas municipais em todas as Coordenações Regionais de Educação (CRE), com base na Lei 10.639/03, que tornou obrigatório esse ensino da história e da cultura afro-brasileira no país.

A Mostra Criativa é um dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho da Lei 10.639/03, criado no início do ano a partir do decreto municipal 23.778, sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Fundação Gregório de Matos (FGM), os Conselhos Municipais de Educação (CME) e as Comunidades Negras (CMCN).

No primeiro semestre, a atividade esteve em dez escolas municipais e, para o segundo semestre, estão previstos mais dez circuitos culturais denominados de Mostras Regionalizadas, gerando assim um intercâmbio entre as escolas participantes, a comunidade escolar e local. A ação tem como público-alvo coordenadoras regionais, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, comunidade local do entorno das escolas municipais, bem como autoridades convidadas.