A partir desta segunda-feira (04) a Fundação Gregório de Mattos está aberta a receber obras inéditas de escritores soteropolitanos dentro do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, cujo edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta (01). O selo irá contemplar cinco obras inéditas dos gêneros Contos e Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia e Romance. Além disso, será republicada uma obra literária de grande relevância e que não se encontra em circulação no mercado. As publicações irão formar a Coleção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, uma homenagem a um dos maiores escritores da Bahia e do Brasil.

Poderão participar do edital apenas autores soteropolitanos ou residentes no município de Salvador. As inscrições deverão ser realizadas somente via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) entre o dia 4 agosto e 19 de setembro de 2014. A documentação deverá ser endereçada à Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile, 31, Centro, Salvador, BA, CEP 40020-160, com a indicação de Seleção Pública Coleção 2014 - Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. O edital está disponível no site da FGM: www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Os livros inscritos serão analisados e selecionados pela Comissão de Avaliação, composta por nove integrantes, sendo seis representantes do setor literário baiano com notório saber; dois servidores da FGM designados por seu presidente e um representante do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca da Cidade do Salvador. Cada título publicado na Coleção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro terá tiragem de dois mil exemplares, sendo 200 na modalidade Braille e 200 na modalidade Audiolivro.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, “o selo traz abertura para novas formas de conceber a política cultural e contribui para que a literatura assuma a sua importância em Salvador”. Bellintani destacou ainda a que a capital baiana é um celeiro de grandes escritores e que há a “necessidade de se registrar coisas interessantes que estão sendo escritas na cidade”.

Já o escritor, jornalista e professor Ruy Espinheira Filho deu um depoimento sobre a sua convivência com João Ubaldo Ribeiro. “Ele foi e continuará sendo uma das maiores admirações que eu já tive na vida”, afirmou. Durante o lançamento do edital, o pesquisador citou também momentos de convivência com o escritor quando trabalhavam no jornal Tribuna da Bahia e viagens inesquecíveis para a Ilha de Itaparica, Rio de Janeiro e até Berlim. Além disso, destacou a grandiosidade de suas obras, a exemplo do livro “Viva o Povo Brasileiro” e “Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel”, bem como a sua premiação no Prêmio Camões, que homenageia obras de autores brasileiros e portugueses.