O lançamento do edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro pela Prefeitura do Salvador, em cerimônia a ser realizada nesta sexta-feira (1º), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

O lançamento do edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro pela Prefeitura do Salvador, em cerimônia a ser realizada nesta sexta-feira (1º), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha, está sendo comemorado pela comunidade literária local, a exemplo do presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Aramis Ribeiro Costa. Para ele, a ação é de fundamental importância para produção literária local. “A iniciativa merece todo o nosso louvor, pois a Bahia não tem editoras de conexão nacional que possam levam os livros para o resto do país”, aponta.

Costa acredita que o Selo Literário pode inspirar outros municípios, o Estado e até mesmo instituições públicas e privadas a valorizar o autor baiano. “Além dos editais de cultura, nós temos a necessidade de linhas editoriais que possibilitem aos autores editar os seus livros aqui na Bahia. É importante termos esse ponto de partida”, salienta o presidente da ABL, que ficou muito feliz com a escolha do homenageado.

Nascido na cidade baiana de Itaparica em 1941 e falecido no Rio de Janeiro no último 17, João Ubaldo Ribeiro é considerado um dos principais nomes da literatura nacional e internacional. Bacharel em Direito e pós-graduado em Administração pela Ufba e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul, o escritor, roteirista, jornalista e professor deixou várias obras publicadas, dentre elas Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e A Casa dos Budas Ditosos (1999). Ribeiro também recebeu várias honrarias ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.

Apaixonado pelo ofício, o escritor costumava dizer que a leitura era o bem mais precioso que pessoa pode ter, segundo a primogênita de Ribeiro, Emília. “Um dos conselhos que meu pai me deu e que foi um dos maiores que recebi na vida, eu devia ter uns oito a nove anos de idade... Ele me disse assim: ‘Minha filha, leia sempre, procure estar sempre bem informada. Leia o que você gosta, leia qualquer coisa, mas sempre leia. E nunca se esqueça: A gente pode perder tudo, menos os que está aqui dentro da cabeça. Isso é o que nos constrói, que nos faz cidadãos’”, relata.

Inscrições - Lançado em março como uma das atividades em comemoração os 465 anos de Salvador, o selo tem como objetivo incentivar a produção literária na cidade, através da publicação de cinco obras inéditas dos gêneros Contos e Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia e Romance. Além disso, o selo visa republicar uma obra literária de grande relevância e que não se encontra em circulação no mercado. As publicações irão formar a Coleção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

Poderão participar do edital apenas autores soteropolitanos ou residentes no município de Salvador. As inscrições deverão ser realizadas somente via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) entre o dia 4 de agosto e 19 de setembro de 2014. A documentação deverá ser endereçada à Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile, 31, Centro, Salvador, BA, CEP 40020-160, com a indicação de Seleção Pública Coleção 2014 - Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

O edital estará disponível no site da FGM: www.culturafgm.salvador.ba.gov.br. Cada título publicado na Coleção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro terá tiragem de 2 mil exemplares, sendo 200 na modalidade Braille e 200 na modalidade Audiolivro.