Como parte da programação do Festival da Primavera, a IV Festa de San Gennaro realizou uma folia gastronômica no Rio Vermelho, neste sábado (23). Treze barracas com alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade ofereceram pratos saborosos a preços acessíveis, atraindo uma multidão de baianos e turistas que foi prestigiar o evento, ocorrido nas ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis.

Além de culinária, a atividade contou com várias apresentações musicais para o público de todas as idades. A garotada brincou e dançou ao som do espetáculo “Brincaderê”, do grupo Corrupio, enquanto jovens e adultos curtiram diversos shows programados para o dia, como os de Bruna Barreto, Ana Barroso, Mário Soares com participação especial do maestro Carlos Prazeres, Sonora Amaralina, Cortejo Afro e Lazzo, e do DJ Roger' 'n' Roll.

A administradora Aline Câmara, 50 anos, tirou a tarde para curtir a programação especial montada no bairro mais boêmio da capital baiana. “É o segundo ano que venho para a Festa de San Gennaro. Está tão boa quanto a do ano passado”, avaliou.

Um dos comerciantes do evento, William Freitas, dono do restaurante Alfredo’Rô, também ficou admirado com as comemorações promovidas nesta edição. “Somos precursores de restaurantes italianos aqui em Salvador e estamos pelo segundo ano consecutivo aqui na feira. Mais uma vez está um sucesso de vendas, de elogios. A culinária italiana é muito bem aceita aqui na cidade”, disse.

Tradição - Tradicional nas cidades de Nápoles, Nova Iorque e São Paulo, a Festa de San Gennaro já caiu no gosto dos soteropolitanos. Por aqui, ela chegou de forma pioneira em 2018 pelas mãos do chef Celso Vieira e da sua sócia Valeska Calazans, ganhando os contornos das festas de largo.

“San Gennaro certamente está contente. É uma excelente oportunidade para que nós, restaurantes, possamos celebrar juntos, oferecendo ao público uma ótima e variada comida, boa música e, sem dúvida, momentos incríveis” destacou o chef Celso Vieira, curador gastronômico do evento.

Os restaurantes participantes foram: o Pasta em Casa, Alfredo'Ro, Bella Napoli, Cantina Buoni Amici, Bottino Ristorante Italiano, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini Ristorante, Di Liana, Isola Cucina Italiana, La Lupa, Pepo e Segreto Ristorantino.

Com quatro edições em Salvador, as comemorações a San Gennaro integram o calendário cultural promovido pela Prefeitura através do Festival da Primavera. “Virou meio que uma tradição lembrar de San Gennaro aqui no Rio Vermelho todos os anos, assim como ocorre com Iemanjá”, observou o ator Marcelo Praddo, que mais uma vez encenou o bispo italiano durante as celebrações.

História - San Gennaro foi um bispo de Benevento, perseguido e decapitado pelo Império Romano, tornando-se santo e mártir da Igreja Católica. Uma mulher teria coletado um pouco do seu sangue, que estaria conservado, até hoje, em um relicário na Catedral de Nápoles. Um suposto milagre de liquefação deste sangue é celebrado com grande pompa e esplendor em 19 de setembro pelas ruas da cidade, com espaço garantido para o melhor da gastronomia local.