Como parte das comemorações do aniversário de 474 anos da cidade de Salvador, a Prefeitura inaugurou na quinta-feira (29), em frente à Academia de Letras da Bahia (ALB), em Nazaré, o busto do ex-presidente da instituição, o escritor, tradutor e professor Cláudio Veiga. A indicação da homenagem foi feita pela Câmara Municipal de Salvador.

Participaram da inauguração o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, a diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, familiares de Cláudio Veiga e o vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, Marcus Vinícius Rodrigues, dentre outras autoridades. O busto conta com um QR Code para acesso a informações sobre a vida e a obra do intelectual.

Emocionada, Teresa Veiga, filha do homenageado, disse ser muito grata à Prefeitura e à FGM pela iniciativa. “É uma belíssima e merecida homenagem prestada ao nosso pai. Ele foi presidente da Academia de Letras da Bahia por 25 anos, professor emérito da Ufba, escritor, tradutor, ensaísta, um pai maravilhoso, um marido apaixonado e um avô fora de série. Ele dedicou a vida toda aos estudos, à família e ao catolicismo”, destacou.

Para Fernando Guerreiro, monumentos como esse preservam a memória da cidade e deixam o patrimônio vivo. “A gente vive em uma cidade que tem uma tradição muito grande na literatura e na área cultural, então cabe à FGM, que é um órgão de preservação da cultura e que cuida também do patrimônio, estar sempre reverenciando e deixando esse patrimônio vivo”, afirmou.

Escultura – A escultura representando o busto de Cláudio Veiga foi produzida pela professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nanci Novais, em argila, moldagem em gesso e reprodução em resina e fibra de vidro com um acabamento que imita bronze.

“Construir uma escultura sempre nos traz boas lembranças e ele foi uma pessoa muito atuante. Carlos Veiga sempre foi uma pessoa tranquila, simpática, sempre estava sorrindo, por esse motivo também foi mais fácil fazer. E eu tentei retratar esse semblante de sorriso e tranquilidade na escultura”, contou Nanci.

Biografia – Doutor em Letras e ex-diretor do Instituto de Letras da Ufba, Veiga presidiu a ALB por quase 25 anos. Ensaísta e tradutor de poesia francesa, ocupou a cadeira de número 9 da Academia. Professor emérito da Ufba, o imortal baiano escreveu, inicialmente, uma série de livros sobre língua e literatura francesas.

Publicou trabalhos de literatura comparada como "Aproximações" e a biografia de Caetano Lopes Moura, "Um brasileiro soldado de Napoleão", sobre o escritor radicado na França e médico militar nas guerras napoleônicas, dentre outras publicações. Hoje, dia do aniversário de Salvador, faz 12 anos de morte de Cláudio Veiga. Sua biblioteca foi doada a um dos institutos da Ufba e hoje é utilizada por estudantes e pesquisadores.

Memória – Além da produção e instalação do busto de Cláudio Veiga em frente à ABL, também está prevista pela FGM a confecção e instalação de uma estátua de Moraes Moreira, ícone da música brasileira e do Carnaval baiano, na Praça Castro Alves.

Reportagem: Priscila Machado/Secom