A Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Comissão Eleitoral paritária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) publicaram, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (28), o resultado final do cadastramento para as eleições do CMPC. No documento estão a relação dos candidatos a representantes da sociedade civil e dos eleitores, bem como o calendário eleitoral, conforme indica o Regulamento do Processo Eleitoral.

De hoje até quarta-feira (3), os candidatos a representantes do conselho poderão divulgar as próprias candidaturas e propostas junto aos eleitores inscritos e à comunidade cultural. Para conhecer os candidatos e respectivos currículos, basta acessar o site www.eleicoescmpc.salvador.ba.gov.br.

Também nesse prazo, os eleitores receberão, através dos e-mails cadastrados, a senha individual e intransferível de acesso ao sistema online de votação e as orientações necessárias para o registro do voto. Caso haja equívoco no e-mail cadastrado ou perda da senha, a FGM vai disponibilizar um sistema de recuperação de senhas.

Eleições - De zero hora da quarta-feira (4) até às 23h59 do próximo dia 10, o sistema online de votação estará ativado para que os eleitores inscritos e habilitados possam votar e escolher os representantes das 15 vagas destinadas à Sociedade Civil no CMPC. Ao todo, serão eleitos quinze representantes da sociedade civil, classificados em dez segmentos (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Culturas Identitárias e Inclusivas, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Material e Imaterial e Teatro) e cinco territórios culturais (Cidade Baixa / Ilhas; Liberdade / São Caetano e Centro / Brotas; Cabula / Tancredo Neves e Pau da Lima; Valéria e Cajazeiras; Barra / Pituba e Itapuã / Ipitanga). Cada categoria terá um representante titular e um suplente.

O resultado da eleição dos representantes da Sociedade Civil no CMPC será divulgado no dia 12 de junho no Diário Oficial do Município (DOM). A nomeação e posse dos conselheiros eleitos ocorrerão até o dia 12 de julho, conforme estabelecido no Regulamento do Processo Eleitoral.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado, com composição paritária e caráter consultivo e deliberativo, que integrará o Sistema Municipal de Cultura. Suas principais funções são a articulação e pactuação entre poder público e sociedade civil, buscando o melhor desenvolvimento de políticas públicas para a cultura do município.