Cerca de 150 mil pessoas curtiram no clima de paz, alegria e celebração as mais de 100 atrações que fizeram parte dos oito dias do Festival da Cidade 2015. A programação cultural comemorativa pelos 466 anos de Salvador foi promovida pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sedes) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), entre 22 e 29 deste mês.O encerramento aconteceu na noite deste domingo (29), com o show do padre Fábio de Mello, na Praça Castro Alves.

O ponto alto dos festejos aconteceu no sábado (28), com as apresentações do cantor Daniel, em Cajazeiras, e Noite do Samba com É o Tchan, Batifun e convidados, na Boca do Rio, que reuniram juntos 30 mil pessoas. Além disso, a cidade viveu um dos momentos mais emocionantes com o show da cantora Maria Bethânia, no Largo do Farol da Barra, que reuniu 50 mil pessoas para celebrar os 50 anos de carreira da artista e o aniversário da primeira capital do Brasil.

“Estou muito feliz de poder comemorar esses 50 anos de um trabalho muito dedicado, amoroso, responsável nessa cidade e acho que por isso aconteceu essa resposta tão linda do público. Já havia sido convidada pelo prefeito ACM Neto para apresentar esse show no Réveillon, mas como pra mim é uma data difícil por ser próxima à data de morte de minha mãe, fiquei muito contente em ter recebido novamente o convite e em um momento tão especial que é o aniversário desta cidade pela qual tenho um carinho muito grande e que está linda”, ressaltou Bethânia.

Diversos artistas também elogiaram a iniciativa da Prefeitura em promover uma verdadeira maratona cultural. “A coisa mais importante é não fazer uma comemoração isolada. Além de oferecer entretenimento musical, é importante oferecer um pouco mais de cultura, peças de teatro, centros culturais, é fazer as pessoas entenderem que isso é uma ferramenta de revolução”, avaliou o ator Luiz Miranda, que se apresentou com a peça "7 Conto"no bairro de Cajazeiras. “Nós do reggae fazemos música de qualidade e a Prefeitura dessa vez valorizou a periferia num alto nível de entretenimento e cultura. Foi uma sacada legal, mesmo”, salientou o cantor Edson Gomes, que se apresentou na Noite do Reggae em Periperi.

A diversidade foi o grande mote do Festival da Cidade. As atrações gratuitas foram disponibilizadas em 36 localidades espalhadas por Salvador e teve de tudo: teatro, música, cinema, feiras de gastronomia e artesanato, grafite, humor, distribuição de livros, exposição e oficinas culturais, dentre outras atividades.

Para muitos cidadãos, como o cobrador de ônibus Josenaldo Freitas, foi a possibilidade de ter acesso à cultura perto de casa. "É interessante este projeto porque dá oportunidade dos moradores curtirem um lazer diferente. Muitas pessoas daqui do bairro nunca foram ao cinema por falta de dinheiro e o cinema ao ar livre possibilita este momento único", afirmou ao conferir o Cinema na Praça, em Tubarão. "Eu estou muito feliz por causa de Tatiana, que teve paralisia com dois anos e hoje não anda. Com evento aqui na porta de casa ela pode se divertir”, afirmou a dona de casa Iracema Costa, ao lado da filha durante a apresentação de Fred Menendez e Rixô Elétrico, na Ponta de Humaitá.

O prefeito ACM Neto avaliou o Festival da Cidade como um sucesso este ano e ressaltou que, desde o início da gestão, houve uma preocupação muito grande em promover eventos na rua e com ampla participação popular, garantindo a multiplicidade de atrações culturais e artísticas que fazem parte da característica de Salvador. “É necessário que as pessoas aproveitem e vivam intensamente a nossa cidade, e nada melhor do que fazer esses eventos para celebrar Salvador”, apontou.

Para o presidente da Saltur, Issac Edington, o Festival da Cidade cumpriu o objetivo de oferecer programação de qualidade para diversas plateias, em diferentes pontos de Salvador. “Procuramos beneficiar os espaços públicos e oferecer um leque diversificado de atrações, de teatro e música a competições esportivas, ressaltando as características físicas e culturais da capital baiana. Com certeza, foi um festival com a cara de Salvador”, finalizou.