0
0
0
s2sdefault

A Incubadora de Publicações Gráficas, que visa estimular a criação e desenvolvimento de livros de artistas em Salvador, chega ao final do segundo ciclo de atividades neste sábado (5), a partir das 10h, com uma exposição coletiva na RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho. Na ocasião, será realizado o lançamento das dez publicações participantes do projeto, com iniciativa financiada pelo edital Gregórios – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Entre as obras que serão apresentadas ao público estão livros fotográficos que investigam imagens de arquivo, livros-objeto que exploram possibilidades escultóricas e até publicações que propõem procedimentos performáticos de impressão e leitura. A exposição de lançamento acontece simultaneamente na galeria RV Cultura e Arte e pela Internet, em www. incubadoragrafica. com, até o dia 16 de janeiro do próximo ano.

A visitação à galeria poderá feita de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados, das 10h às 12h, a partir de agendamento prévio por formulário on-line e seguirá os protocolos de segurança do setor. Já a versão virtual da exposição incrementa a experiência do público trazendo uma coleção de vídeos, áudios, textos e imagens que desvendam a trajetória dos artistas na incubadora, o processo de produção das publicações, além de aprofundar as discussões trazidas pelos autores.

O produtor Ilan Iglesias afirma que foi dada atenção aos protocolos impostos devido à pandemia para oferecer um programa de visitação que pode ser vivenciado presencialmente, com agendamento prévio e toda segurança. “Vamos garantir ao visitante uma relação tátil com o livro de artista, tão importante para esse tipo de publicação, mas também de forma virtual, a qualquer momento, de qualquer lugar e com conteúdo exclusivo, aumentando o alcance de público do projeto”, conta.

A curadora do projeto, Larissa Martina, acredita que este segndo ciclo conseguiu ampliar o interesse dos autores e artistas visuais da cidade pelo universo do livro de artista. “Recebemos um número expressivo de inscrições e conseguimos selecionar projetos diversos, de autores com trajetórias em diferentes linguagens das artes, o que sempre é muito interessante para que o trabalho em coletivo seja mais rico”, revela.

Ela complementa que a criação desse arranjo coletivo de trabalho é um dos pontos importantes no processo de formulação da Incubadora. “Os participantes estão em constante troca de experiências e informações, não só entre si mas, também, com os profissionais convidados que ministram as atividades de formação e inclusive com a rede de profissionais do livro e da arte gráfica de Salvador, acionados pelos artistas no processo final de produção das publicações”, finaliza.

Livros e autores

- 1., de Miguel Falci

- Até a falha, de Renata Voss

- Como se escreve um bicho, de de João Oliveira + Kaula Cordier

- Imemorial, de Lara Perl

- Inês: pequena antologia do passado, de Laura Castro

- No meu corpo o canto, de Alex Simões + Daniel Saboia, Fábio Steque e Patricia Almeida (Tanto - Criações Compartilhadas)

- Noites Cinzas de Zé de Rocha

- Retratos de coisas sonhadas, de Patrícia Martins

- Reza, de Leonardo Vieira + Nadine Nascimento (A margem)

- Unblack Lisbon, de Tom Correia

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...