O Festival Boca de Brasa deste ano vai ser diferente. A primeira novidade é o formato virtual, uma adaptação ao novo normal que o momento requer. A outra é que serão cinco dias de programação aberta ao público. O evento de abertura vai contar com apresentações dos oito Espaços Culturais Boca de Brasa nesta quarta-feira (2), às 17h, pelo canal do YouTube da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com a presença do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Com direção-geral de George Vladimir e assistência de direção de Maria Carla, a abertura do Festival promete ser um grande espetáculo. O evento envolve mais de 130 artistas e cerca de 40 produtores, técnicos e demais profissionais da cultura. A programação especial de abertura conta com diversas atrações, de quase todas as linguagens artísticas, com participações especiais de Capinan, Marivaldo dos Santos, Quabales e Dom Chicla.

Para que esse circuito de atrações chegue ao público de maneira bem orquestrada, a FGM montou um centro de transmissão no Teatro Gregório de Mattos (TGM), com os mestres de cerimônia Carol Alves e Ivan Santos. A partir deles, serão feitos os links com cada Espaço Cultural Boca de Brasa, por meio dos respectivos mediadores: Alan Miranda, no Subúrbio 360; Tabatha Vermont, no CEU de Valéria; Aline Nepomuceno, na Casa do Sol; Luana Serrat e Nina Porto, no Circo Picolino; José Carlos Capinam, no Muncab; Arilma Pérola, no Quabales; e Edson Souto, no Mercado de Cajazeiras.

Representando o segmento dança, as atrações são os grupos Artvidance, Balet Cetro, Balet da Comunidade, Valsa Amor Eterno e Uzarte Dança. A música será tocada e cantada pelos alunos do Boca de Brasa Casa do Sol, Banda Dendê e Brasa, Brenda Cruz, Jamile, Orquestra Sustentável Quabales Infantil e Vitor Dayube.

Para fazer o público “cair na risada”, vão representar o standup Aline França, Paulo Papel e Raoni Beta. A capoeira conta com a apresentação da Tribo Capoeira. O circo montou seu picadeiro virtual para que os alunos e professores do Boca de Brasa Picolino façam o show.

E como o espetáculo não pode parar, o palco vai até o público, com os alunos do Boca de Brasa Casa do Sol e Cia de Teatro Avisa Lá representando as artes cênicas. As Drag Queens serão representadas pela performance de Anitta Bahls.

Adaptação – O gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis, destaca que, em um ano marcado pelo distanciamento social e por tantas despedidas e ausências, a cultura e a arte têm sido um grande alento. “Os nossos Espaços Boca de Brasa precisaram se reinventar para não perder o contato com o público e permanecerem cumprindo a missão de serem polos aglutinadores e difusores da produção cultural das comunidades onde estão inseridos. Oficinas, atividades formativas, diálogos, cineclubes e palcos abertos ganharam força no ambiente virtual, transpondo fronteiras geográficas, alcançando públicos ainda maiores e, o que é mais importante, sem perder a essência do que é ser um Boca de Brasa", avalia.

“Através da arte e da cultura, a ação leva esperança, empoderamento e alegria à população de Salvador. A pandemia chegou e o projeto resistiu: atividades virtuais aconteceram durante todos esses meses e não poderíamos deixar de festejar essa explosão de criatividade. O Festival Boca de Brasa é isso, uma grande festa cultural, on-line, para comemorar a nossa resistência", ressalta o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Demais atividades

- Espaço Cultural Boca de Brasa Circo Picolino

Na quinta-feira (3), às 19h, o Boca de Brasa Circo Picolino apresenta a live “Conexões Flutuantes”, em seu canal do YouTube. Dirigido por Luana Serrat, o espetáculo será encenado pelas artistas-alunas do Curso Livre de Tecido Acrobático realizado pela instituição e tem como tema uma proposta de reflexão acerca do momento atual, dos sonhos e das conexões possíveis. O Palco Aberto virtual contará com a participação de convidados especiais e ficará disponível no canal, para aqueles que não puderem ver ao vivo.

- Espaço Cultural Boca de Brasa Quabales

No sábado (4), às 17h, o Boca de Brasa Quabales promove a live em suas redes sociais, com apresentação dos produtos de comunicação resultante das oficinas de vídeo, fotografia e Lab & Orquestra Sustentável Percussiva. O público assistirá curtas-metragens, fotoclipes e um vídeo musical com a Orquestra Sustentável. Além disso, alguns participantes darão depoimentos sobre o processo de criação das oficinas.

- Espaço Cultural Boca de Brasa Casa do Sol

No domingo (5), às 15h, o Boca de Brasa Casa do Sol apresenta a live “Navegando pelo Mundo Reconhecendo Nossa História”, em seu canal do YouTube. A mostra virtual é resultado das oficinas de teatro, voz-violão, dança e percussão do Projeto Adolescente em Arte-Ação. São jovens entre 12 e 18 anos com vivências de sensibilização estética, práticas das técnicas artísticas, produção artístico-cultural e educação para o desenvolvimento humano.

O Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol apresenta o Ballet Style of Dance, Ballet Centro, Grupo de Capoeira Angola Mourão, Grupo de Samba de Roda, Grupo de Poesia Solstício. Para encerrar, haverá MC’s Cretto, Lila Raio do Sol e Nmares.

Espaço Cultural Boca de Brasa Muncab

Na segunda-feira (6), às 16h, o Boca de Brasa Muncab apresenta o show "Flor da Memória", no canal do YouTube e Facebook do museu. O Palco Aberto Boca de Brasa – Muncab contará com as apresentações de Ceci Alves, apresentando as narrativas documentais; Adriano Cipriano apresentando as animações; e Nildinha Fonseca e Capinan com o convidado Roberto Mendes.