0
0
0
s2sdefault

Promovida pela Fundação Gregório de Mattos, a ação visa a fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas nos bairros.

 

O Boca de Brasa chega está de volta com sua terceira edição e o primeiro bairro a receber o projeto será a Ribeira. As atividades serão realizadas entre a próxima quarta-feira (28) e 5 de fevereiro, contemplando a realização de seis oficinas culturais gratuitas, ministradas por especialistas de cada área, e um evento final aberto para a comunidade com o resultado artístico das aulas.

Entre o próximo dia 29 e 4 de fevereiro, serão ministradas oficinas de Teatro, Audiovisual, Danças Urbanas, Criação Literária, Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos e Oficina Criativa de Música. As aulas acontecem no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, localizado no Beco João do Boi, 100, na Baixa do Bonfim. O horário das atividades é das 18h30 às 21h30 nas quintas, sextas e de segunda a quarta, e das 14 às 18h, no sábado. Não haverá expediente no domingo.

No dia 5, a partir das 17h, uma mostra vai reunir o resultado artístico dos cursos e apresentações de artistas locais em um palco móvel, equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica. A atração especial desta edição será o cantor Gerônimo. O evento acontece na Praça Dodô e Osmar (Espaço de Cultura, Esporte e Lazer Dodô e Osmar), localizada à avenida Beira Mar, s/n, Ribeira.

Além das atividades de formação e difusão, em 2015 o Boca de Brasa irá contribuir com ações estruturantes no setor cultural da cidade, através da realização de um encontro de articulação com a comunidade na próxima quarta (28), para discutir Plano Municipal de Cultura do Município de Salvador, visando à institucionalização da área. As reuniões acontecem no horário das oficinas, na mesma escola.

As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 no site da FGM www.culturafgm.salvador.ba.gov.br ou presencialmente, na escola, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos.

Promovida pela Fundação Gregório de Mattos, a ação visa a fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas nos bairros.

Histórico - Criado em 1986 pela FGM, o projeto Boca de Brasa contava com uma estrutura composta por quatro carros-palco e uma equipe de profissionais de diferentes áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, contemplavam as mais diversas manifestações artístico-culturais da área. Em 2003, o projeto foi suspenso, após a realização de 600 apresentações.

Idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão, coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas e implantado na gestão do ex-prefeito Mário Kertész, o projeto Boca de Brasa foi inaugurado com a montagem da ópera “Gregório de Mattos, de Guerras”, do diretor Márcio Meireles. Duzentos atores fizeram parte da seleção que escolheu trinta e sete deles para a formação do elenco. O espetáculo homenageava os 350 anos de nascimento do poeta baiano e contava a sua história. O projeto abrigava uma série de iniciativas relacionadas à dramatização, montagem de peças, oficina de atuação, seminários e criação de um acervo de textos teatrais de autores baianos.

Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro de 2013, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas, tendo o cantor Saulo como padrinho da ação.

No ano de lançamento, foram realizadas três edições nos bairros de Plataforma (outubro), Cajazeiras (novembro) e Boca do Rio (dezembro). Em 2014 o projeto foi ampliado, alcançando sete bairros de Salvador, que foram Nordeste de Amaralina (junho), Engenho Velho de Brotas (julho), Pernanbués (julho/agosto), Uruguai (agosto), Itapuã (setembro), Pau da Lima (setembro) e Paripe (outubro). 

Este ano, o Boca de Brasa aumentou a carga horária das oficinas, que passaram de quatro para seis dias e vai chegar a mais dez bairros da cidade. 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...