Carnaval

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Carnaval é sinônimo de diversão, mas também é um bom momento para faturar uma grana extra. E para quem anda em busca de ocupação, uma boa notícia: a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) calcula que 250 mil postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados para a folia. Isso demonstra o quanto a festa momesca em Salvador é um importante indutor de oportunidades de negócios, aquecendo a economia local. 

O titular da Secult, Claudio Tinoco, ressalta que os preparativos que antecedem aos festejos carnavalescos já vêm impulsionando a movimentação financeira da capital. “É uma festa que se espalha por toda a cidade, não só nos circuitos principais, onde ficam evidentes os artistas com trios elétricos, mas nos palcos de bairros e espaços alternativos”, pontua ele, acrescentando que o segmento do mercado publicitário é um dos que mais gera receita. 

A demanda envolve de motoristas de trios aos operadores de som e iluminação; dos responsáveis pela montagem e desmontagem dos camarotes e estruturas instalados nos circuitos até quem confecciona abadás e fantasias; até mesmo aos que atuam nas centrais de vendas de blocos às baianas de acarajé espalhadas em cada canto da avenida. 

A demanda de contratação é grande e há quem remeta os dias de festa ao “momento de ganhar o 13º salário”. É o caso dos ambulantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 10 mil vendedores informais serão beneficiados no período, através da concessão de cerca de 2 mil licenças. 

"O Carnaval é fundamental para essa parcela da população. É o momento que propicia regularizar as pendências financeiras e pagamento das contas atrasadas. Dá para triplicar e até quadruplicar as vendas se for comparar com o dia a dia comum, principalmente para quem vende bebidas, churrasco na chapa, pipoca. É uma grande oportunidade de melhorar e muito a renda”, destaca o presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes de Salvador (Assidivam), Rosemário Lopes. 

Entre outros agentes geradores de emprego temporários para o Carnaval, a administração pública municipal também responde por uma fatia. Aproximadamente 10 mil pessoas, entre servidores, terceirizados e contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) atuarão nos 22 órgãos que estarão envolvidos na organização da festa. 

As empresas e estabelecimentos como bares, restaurantes e hotéis localizados na chamada linha turística, entre Itapuã ao Pelourinho, também aumentaram o efetivo. “Começaram a contratar desde o início da alta estação. O incremento chega a 10% da mão-de-obra, comparado com o quadro de funcionários normal”, explica o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa. 

Movimentação turística – São esperados 800 mil turistas durante o Carnaval, sendo 403 mil do interior da Bahia, 267 mil de outros estados – como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe – e mais 130 mil de países como Argentina, França, Itália, Portugal e Alemanha. Entre a quarta-feira (27 de fevereiro) e a segunda-feira de Carnaval (4 de março), navios de cruzeiro trarão 12.942 turistas para aproveitar a folia na cidade. Estão previstos 9.879 voos para o período de fevereiro e março no aeroporto de Salvador, sendo 4.939 pousos, com capacidade de atender a 768.311 passageiros. 

Os números divulgados pela Secult apontam um crescimento de 3,3% na movimentação econômica, em comparação ao mesmo período do ano passado, com a circulação de R$ 1,8 bilhão. Os gastos estimados dizem respeito à passagem, hospedagem, vestimentas do carnaval, alimentação, bebidas, compras e transporte, dentre outros. 

Os hotéis inseridos no circuito da festa esperam ocupação máxima, e aqueles mais afastados projetam algo próximo disso, entre 90% e 95% de leitos ocupados durante a folia momesca. "A expectativa do seguimento do turismo receptivo é muito boa pra o Carnaval que se aproxima. Salvador está sendo considerado o segundo destino mais procurado pelos turistas”, comemora Maria Ângela Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav).

 

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Às vésperas do Carnaval, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) intensifica as ações preventivas de manutenção na cidade. Desde janeiro passado, as equipes realizam vistorias nos circuitos oficiais, nos bairros onde haverá festa e nas principais vias que servem de acesso aos festejos.

Foram promovidas intervenções no sistema de drenagem, poda de galhos de árvores, reparos nos buracos do asfalto e dos pavimentos, dentre outros. As ações visam evitar ocorrências nas estruturas públicas durante os dias de festa. Além disso, está sendo realizada a proteção física do patrimônio da cidade, sendo isolados com tapumes os prédios, jardins, vidraças, mobiliários urbanos e monumentos com valor histórico e cultural. Mais de 50 pontos foram cadastrados para isolamento, com uso de, aproximadamente,10 mil m² de tapumes.

Os tapumes estão sendo aplicados em locais como o Farol da Barra, Relógio de São Pedro, estátuas de Castro Alves e de Zumbi dos Palmares, Fonte Luminosa da Praça da Sé, Palácio Tomé de Souza, Palácio da Aclamação, Monumento da Cruz Caída e Monumento “da Cabocla” no Largo do Campo Grande. Também entram na lista o monumento “As Meninas do Brasil” (Ondina), Câmara Municipal, Praça da Piedade, Catedral Basílica de Salvador e o Chafariz do Terreiro de Jesus.

“Neste momento em que ‘O mundo escolheu Salvador’, tema do Carnaval 2019, a cidade passa a ser observada mais atentamente. Para um dos centros culturais mais ricos do nosso país, tanto em acervo arquitetônico quanto em manifestações culturais, marcado pelas tradicionais festas populares como o Carnaval, verifica-se a importância das ações de manutenção para a conservação destes bens”, ressalta o secretário da Seman, Virgílio Daltro.

Ações – Os serviços de drenagem compreendem o assentamento de tampões, a substituição de grelhas, a limpeza manual das caixas de sarjeta e o jateamento das galerias por meio de equipamentos de alta pressão. Este conjunto de ações restaura a capacidade de vazão das redes ao promover a retirada dos materiais e do lixo acumulados ao longo do tempo, buscando sanar pequenos alagamentos típicos do Carnaval, quando chove.

A Operação Tapa Buracos proporciona a segurança no trânsito daqueles que passam a utilizar a malha asfáltica como principal via de tráfego, seja pedestres, veículos de passeio, caminhões e até mesmo os trios elétricos e carros de apoio. Nessas ações emergenciais de correção, passa a ser utilizado o asfalto frio, considerando que o usinado a quente poderia colocar as pessoas em risco.

A poda da vegetação é fundamental para evitar acidentes com a quebra e a queda de galhos, sendo primordial também para deslocamento dos imensos trios. Assim como nos anos anteriores, é estimada a poda de cinco mil árvores e 1,5 mil palmáceas em todos os circuitos.

A Seman manterá um serviço de vistoria permanente durante o Carnaval. As equipes entram nos circuitos imediatamente após a finalização dos blocos e atrações, identificando as necessidades de atuação e reparos antes que o espaço volte a ser utilizado.

 

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Pregam daqui, martelam de lá, adaptam-se tábuas, tecidos e estruturas metálicas são erguidas a uma semana do primeiro bloco atravessar a Passarela Nelson Maleiro para dar início à festa de Momo. Essa pressa é parte da montagem das estruturas oficiais do Carnaval no Circuito Osmar (Centro), que chega à fase final de trabalho, de acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela coordenação cultural e estrutural da festa.

No local, estão sendo erguidas arquibancadas, camarotes convencionais e acessíveis a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, camarotes oficiais do prefeito e do vice-prefeito, estúdios de rádio e televisão, Sala de Imprensa Oficial, postos operacionais da Saltur, do Observatório Racial e LGBT, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, dentre outras. A montagem das estruturas teve início no último dia 14 e segue até o dia 27 deste mês, véspera do início da festa.

A fiscalização das estruturas está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que verifica os equipamentos de forma preventiva, buscando evitar a ocorrência de problemas durante os dias de festa. Os fiscais acompanham o passo a passo da montagem e, caso identifiquem alguma irregularidade em situações como aterramento elétrico, itens de segurança e carga e descarga, o responsável tem até 24 horas para solucionar o problema, sob pena de multa ou embargo.

 

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Com a grande circulação de pessoas na cidade em função da proximidade do Carnaval, a Prefeitura segue intensificando as ações durante esse período pré-folia. Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram nesta segunda-feira (18) a borrifação de inseticida, panfletagem e inspeção em hotéis da capital baiana. A intervenção segue até quinta-feira de carnaval (28).

"Desde do início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus. Nessa fase mais próxima do carnaval, passaremos para fase da borrifação de inseticida com o uso da ubv costal para que até a folia possamos atingir um índice de infestação próximo de zero, sobretudo, nos locais onde teremos grande circulação de pessoas", explicou a coordenadora do CCZ, Andrea Salvador.

Circuitos - Nas localidades do circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho) e nas comunidades que receberão a folia nos bairros como Cajazeiras X, Boca do Rio, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, as ações de aplicação de larvicidas e borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) ocorrem entre os dias 18 e 27 de fevereiro sempre à noite ou em horários estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.

“O inseticida é utilizado a ultra baixo volume, isso significa que ele sai de uma maneira que fica em suspensão no ar por algum tempo para pegar o mosquito durante o vôo. Estamos usando a quantidade determinada pela Organização Mundial de Saúde, portanto, não há riscos à população”, pontuou Andrea.

Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no aeroporto, rodoviária, porto de Salvador, ferry boat e estações transbordo prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças. Equipes do CCZ também estarão de plantão durante todo Carnaval para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.

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Para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança de condutores, pedestres e foliões que vão curtir o Fuzuê (23) e o Furdunço (24), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai promover algumas alterações no trânsito na região das festas.

Para a realização do Fuzuê, a Transalvador irá promover, entre as 13h do sábado (23) até as 2h de domingo (24), alterações no tráfego de veículos no bairro da Barra. A circulação e o estacionamento de veículos estarão proibidos nas avenidas Sete de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol da Barra) e Oceânica (entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira).

Os veículos que trafegam pelas áreas interditadas terão como opção, sentido Ondina, as ruas Afonso Celso, Miguel Bournier, avenida Centenário e rua Professor Sabino Silva. Já quem pretende ir no sentido inverso, em direção à Barra, terá como opção de tráfego a avenida Oceânica, rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Avenida Centenário, Rua Augusto Frederico Schmidt e rua Marquês de Caravelas.

Estacionamento Fuzuê – O estacionamento em áreas Zona Azul será permitido na rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos sentidos da via, das 12h de sábado (23), até as 02h do domingo (24), com cartelas a R$20. Serão instaladas ainda 18 barreiras, sendo sete móveis (BM) e 11 fixas (BF), nos seguintes locais:

I - Barreiras Móveis (BM):

a) BM 01 - Largo do Farol da Barra / Rua Afonso Celso;

b) BM 02 - Rua Miguel Burnier / Rua Marquês de Caravelas / Rua Afonso Celso;

c) BM 03 - Rua Marquês de Caravelas / Av. Almirante Marques de Leão;

d) BM 04 - Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier;

e) BM 05 - Avenida Centenário / Último Retorno;

f) BM 06 - Rua José Sátiro de Oliveira / Rua Professor Sabino Silva;

g) BM 07 - Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira.

II - Barreiras Fixas (BF):

a) BF 01 - Av. Almirante Marques de Leão / Largo do Farol da Barra;

b) BF 02 - Avenida Oceânica / Rua Dom Marcos Teixeira;

c) BF 03 - Avenida Oceânica / Rua Alfredo Magalhães;

d) BF 04 - Avenida Oceânica / Rua Professor Lemos de Brito;

e) BF 05 - Avenida Oceânica / Rua Marquês de Caravelas;

f) BF 06 - Avenida Oceânica / Rua Francisco Otaviano;

g) BF 07 - Avenida Oceânica / Rua Professor Fernando Luz;

h) BF 08 - Avenida Oceânica / Rua Leoni Ramos;

i) BF 09 - Avenida Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva;

j) BF 10 - Avenida Oceânica / Rua Carlos Chiacchio (estrutura da PM);

l) BF 11 - Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (parte Baixa).

Furdunço - Para a realização Furdunço, que acontece neste domingo (24), entre Ondina e Barra, o estacionamento de veículos estará proibido das 4h de domingo até as 2h da segunda-feira (25) nas seguintes vias: Av. Oceânica (trecho compreendido entre a Avenida Adhemar de Barros e o Farol da Barra), Avenida Centenário, Rua Afonso Celso e Rua Cezar Zama (entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes), Rua Barão de Itapuã (em ambos os lados).

Já o estacionamento e a circulação de veículos estarão proibidos, no período das 4h de domingo (24) às 2h de segunda-feira (05), na Avenida Oceânica (trecho compreendido entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira); das 7h de domingo (24) às 2h de segunda (25) na Avenida Oceânica (entre o Cristo e a Avenida Adhemar de Barros); e das 11h de domingo às 2h de segunda-feira na Avenida Sete de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol), Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica (entre o Largo do Farol e o Cristo), Rua Afonso Celso (entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Prof. Lemos Brito).

Algumas vias terão sentido duplo de tráfego para acesso dos moradores que comprovem residência na região, das 11h de domingo às 2h de segunda-feira. São elas a Avenida Sete de Setembro (no trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã), Rua Barão de Itapuã e Rua Cezar Zama (entre a interseção com a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes).

Opções de tráfego – Os veículos em geral, oriundos da Ladeira da Barra, deverão retornar no Porto da Barra. Já os veículos que estiverem em Ondina em direção do Centro terão como opção de tráfego as Avenidas Oceânica, Adhemar de Barros e Anita Garibaldi.

Os moradores da região terão acesso exclusivo em algumas vias. Residentes da Barra ou Centro que desejarem ir em direção a Ondina terão como opção Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Rua Drª Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Avenida Centenário, Rua Sabino Silva, Rua Professor Oswaldo Ribeiro (via marginal à Avenida Oceânica), Avenida Adhemar de Barros. Quem desejar ir sentido Ondina-Centro terá como opção de tráfego as Avenidas Oceânica, Adhemar e Barros e Anita Garibaldi.

Estacionamento – O estacionamento em áreas Zona Azul será permitido na rua Sabino Silva, no entorno do canteiro central, em ambos sentidos da via, das 11h de domingo (24) até as 3h da segunda (25), com cartelas a R$20.

Barreiras - Serão instaladas 24 barreiras no entorno da festa. Serão 14 barreiras fixas (BF) e 10 móveis (BM), nos seguintes locais:

I - Barreiras Fixas (BF), das 4h de domingo (24) às 2h do dia subsequente:

a) BF 01 - Av. Almirante Marques de Leão / Largo do Farol da Barra;

b) BF 02 - Avenida Oceânica / Rua Dom Marcos Teixeira;

c) BF 03 - Avenida Oceânica / Rua Alfredo Magalhães;

d) BF 04 - Avenida Oceânica / Rua Professor Lemos de Brito;

e) BF 05 - Avenida Oceânica / Rua Marquês de Caravelas;

f) BF 06 - Avenida Oceânica / Rua Francisco Otaviano;

g) BF 07 - Avenida Oceânica / Rua Professor Fernando Luz;

h) BF 08 - Avenida Oceânica / Rua Leoni Ramos;

i) BF 09 - Avenida Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva;

j) BF 10 - Avenida Oceânica / Rua Carlos Chiacchio (estrutura da PM);

k) BF 11 - Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (parte Baixa);

l) BF 12 - Avenida Oceânica / Rua Professor Sabino Silva / Rua N (Largo do Camarão);

m) BF 13 - Avenida Oceânica / Acesso à Via Marginal (antigo Salvador Praia Hotel);

n) BF14 - Avenida Oceânica / Rua Baependi (Posto de combustível).

II - Barreiras Móveis (BM), das 11h de domingo (24) às 2h do dia subsequente:

a) BM 01 - Largo da Vitória / Ladeira da Barra;

b) BM 02 - Avenida Sete de Setembro / Porto da Barra;

c) BM 03 - Avenida Sete de Setembro / Rua Barão de Itapuã;

d) BM 04 - Rua Cézar Zama / Rua Marquês de Caravelas / Alameda Antunes;

e) BM 05 - Rua Miguel Burnier / Rua Marquês de Caravelas / Rua Afonso Celso;

f) BM 06 - Rua Marquês de Caravelas / Av. Almirante Marques de Leão;

g) BM 07 - Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier;

h) BM 08 - Avenida Centenário / Último Retorno;

i) BM 09 - Rua Professor Sabino Silva / Rua José Sátiro de Oliveira;

j) BM 10 - Avenida Oceânica / Avenida Adhemar de Barros.

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Neste final de semana, os foliões já poderão se esbaldar na avenida com as atrações pré-carnavalescas que se apresentarão no Fuzuê e Furdunço, sábado (23) e domingo (24), respectivamente, no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Para os eventos, a Prefeitura preparou um esquema especial de serviços para atender à população.

Mobilidade – Diversas linhas com destino à Barra e Lapa vão operar com horário estendido das 12h até 2h. São elas: Pirajá - Barra; Marechal Rondon - Barra; Vista Alegre - Barra; Fazenda Grande do Retiro - Barra; Ribeira - Sabino Silva; Paripe - Barra; Mirante de Periperi - Ondina; São Caetano - Barra; Pituba - Campo Grande R2; Cosme de Farias - Barra; Praia do Flamengo - Campo Grande; Aeroporto - Praça da Sé; IAPI - Barra; Duque de Caxias - Barra; Rio das Pedras - Campo Grande R2; Santa Cruz - Campo Grande R2; Tancredo Neves - Barra; Pernambués - Barra; Pau da Lima - Campo Grande/Barra; Narandiba/Doron - Barra R2; Narandiba/Doron - Barra R1; Nova Brasília/Jardim Esperança/7 de Abril - Barra; Jardim Santo Inácio/Mata Escura - Barra; Sussuarana - Barra R2; e Cabula VI - Ondina.

O mesmo acontecerá com as linhas Lapa - Patamares R2; Cosme de Farias - Lapa; Nordeste - Lapa; Trobogy - Lapa; Engomadeira - Lapa; Boca da Mata - Lapa; Fazenda Grande 4 - Lapa; Base Naval/São Tomé/Escola de Menores - Lapa; Alto Santa Terezinha - Lapa; e Rio Sena - Lapa.

Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibilizará 75 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, que ficarão à disposição no terminal das 20h até 4h. No sábado, serão 30 ônibus; no domingo, serão 45 veículos disponibilizados.

Treze linhas de ônibus do Sistema Complementar (Stec) vão prolongar o itinerário até a Barra, das 14h até 0h. São elas: Cajazeiras 11 - Barra; Cajazeira 11 - Barra; Boca da Mata - Barra; Boca da Mata - Barra; Águas Claras - Barra; Águas Claras - Barra; Brasilgás - Barra; Boca da Mata - Barra; Boca da Mata - Barra; Cajazeira 11 - Barra; Cajazeiras 11 - Barra; Brasilgás - Barra; e Valéria - Barra.

Táxi e mototáxi – Quem optar por ir de táxi terá como opção os quatro pontos existentes na região do circuito, que estarão em pleno funcionamento. Eles estão localizados no Shopping Barra, no Bompreço (Chame-Chame), no Porto da Barra e na Rotatória da Praça Lord Cochrane. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.

Ainda por conta dos eventos deste fim de semana, ocorrerá interdição do tráfego de veículos no sábado e domingo, das 13h à 1h do dia seguinte, no trecho entre Clube Espanhol até o Farol da Barra. Com isso, os itinerários das linhas que trafegam neste trecho sofrerão as seguintes alterações a partir das 13h:

- Linhas que saem do Rio Vermelho com destino à Barra vão seguir pela Rua Oswaldo Cruz, Rua João Gomes, Rua da Paciência, Avenida Presidente Vargas, Avenida Ademar de Barros, Avenida Garibaldi, retorno Hospital Jorge Valente, Avenida Garibaldi, Garcia e então fazem o itinerário normal;

- Os ônibus provenientes da Ladeira da Barra com destino ao Rio Vermelho vão circular pelo Largo da Vitória, Rua da Graça, Rua Euclides da Cunha, Rua Beirute, Avenida Centenário, retorno Shopping Barra, Avenida Centenário e depois voltam ao circuito comum;

- As linhas que saem da Avenida Adhemar de Barros com destino Barra vão seguir pela Avenida Garibaldi, retornam na Ufba, voltam para a Avenida Garibaldi, retornam no Hospital Jorge Valente, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Avenida Vale do Canela, Avenida Centenário, fazem o retorno do Shopping Barra, Avenida Centenário, seguem de volta pela Avenida Garibaldi para ir pelo itinerário de costume.

- Por fim, os coletivos que vêm da Avenida Princesa Izabel com destino Barra passam pela Avenida Princesa Izabel, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Largo do Campo Grande e seguem pelo trajeto normal.

Saúde – Os foliões que forem curtir o Fuzuê neste sábado (23), na Barra, contarão com uma estrutura de saúde montada pela Prefeitura exclusivamente para o evento. Um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra vai funcionar das 18h até a meia-noite. Já para o Furdunço, no domingo (24), o módulo começa os atendimentos às 13h e se estende até 1h da segunda-feira (25).

O equipamento contará com cinco leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Samu também estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.

Guarda – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará no Fuzuê com 100 agentes, e no Furdunço com cerca de 90 servidores. As ações serão realizadas em apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, como Semop, Transalvador e Saltur. O órgão realizará ainda ações de patrulhamento preventivo na área da festa.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizará 100 agentes de fiscalização tanto no Fuzuê quanto no Furdunço, que realizarão o ordenamento do comércio informal. Na ocasião, será promovida orientação aos ambulantes sobre as proibições, a exemplo da comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser descartáveis.

Durante os dias do Fuzuê e Furdunço, 30 agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estarão em regime de plantão no Circuito Orlando Tapajós. O objetivo é fiscalizar a exibição de publicidade, que deverá ser licenciada pelo órgão, e garantir a proteção às marcas patrocinadoras do Carnaval.

Os fiscais atuam também para assegurar que os estabelecimentos comerciais obedeçam a notificação expedida pelo órgão, que determina a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, a não ocupação do logradouro público com mesas, cadeiras, gradis, toldos ou outros equipamentos. A ação coíbe ainda a execução de atividades provisórias sem a devida autorização da Prefeitura.

Por medida de segurança dos foliões, a Sedur determina que a montagem de camarotes e estruturas para o Carnaval seja encerrada às 12h, durante os dias dos eventos. Os agentes vão realizar vistorias para garantir que as atividades sejam suspensas. O órgão ressalta que os eventos dentro dos camarotes só podem ser realizados com a autorização da Prefeitura, sob pena de multa e interdição.

Poluição sonora – Oito fiscais de combate à poluição sonora irão monitorar os estabelecimentos que foram licenciados no Fuzuê e Furdunço, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. A fiscalização também estará atenta ao uso abusivo de som por parte de veículos, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.

Salva-vidas – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com um efetivo de 15 salva-vidas e um posto montado na praia, próximo ao Farol da Barra. O trabalho dos agentes será das 8h até o encerramento das festividades.

 

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O licenciamento de bares, balcões e depósitos de bebidas que vão funcionar nos circuitos oficiais do Carnaval 2019, realizado pela Secretaria Municipal Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), termina no dia 28 de fevereiro. Os interessados podem comparecer à sede da Sedur, localizada na Avenida ACM, Edifício Empresarial Thomé de Souza, térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

“Um comerciante que tem, por exemplo, uma loja de roupa no circuito do Carnaval e pretende durante os dias da festa utilizar o local como um bar, balcão ou depósito de bebidas, deve solicitar a licença especial expedida pela secretaria”, explica o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas. 

O coordenador ressalta ainda que o estabelecimento que estiver funcionando sem a devida autorização da Prefeitura vão sofrer ações fiscais, inclusive com apreensão de mercadorias. “O nosso papel é de cumprir a legislação e assegurar um Carnaval com tranquilidade e segurança para os foliões”, concluiu Freitas. 

Para que o licenciamento seja feito, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do responsável legal e também de terceiros que procedam ao licenciamento, por meio de procuração; autorização e cópia do RG do proprietário do imóvel; foto da localização; metragem linear do balcão; e comprovante de pagamento da taxa. Além disso, é necessário apresentar também a autorização da Vigilância Sanitária (VISA). 

Todos os bares e balcões que vão funcionar nos circuitos do Carnaval, sem exceção, necessitam do alvará. Quem for retirar a licença deve aguardar a análise dos documentos e a vistoria da área pelos técnicos da Sedur, para que seja certificada a viabilidade do projeto e liberada a concessão.

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O carrinho de café musical - síntese do espírito empreendedor dos vendedores ambulantes da capital baiana - foi escolhido para ser a identidade da nova ação de divulgação do @visitsalvadordabahia, perfil oficial do turismo de Salvador nas redes sociais.

Com o objetivo de mostrar a pulsação da cidade para todo o mundo através das plataformas digitais e aquecer ainda mais este verão, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) transformou o famoso carrinho de café em um nano trio. O equipamento tem circulado pelas ruas da cidade e pelos ensaios de verão, tocando as playlists do Visit Salvador da Bahia, no Spotify.

As listas musicais foram elaboradas especialmente para moradores e visitantes da capital baiana e representam a diversidade da Cidade da Música. São mais de 15 playlists para embalar este verão. Para a folia momesca, já foi criada a playlist “Carnaval 2019” com as músicas que não podem faltar na festa. Além disso, há o “Esquente Verão”, “Novo Som de Salvador”, “Pagodão Não é Axé”, “Pôr do Sol”, entre outras.

Para o gestor da Secult, Claudio Tinoco, a ideia é mostrar para todo o mundo o porquê de Salvador ser considerada a terra da alegria, do bom receber e da música. “Na Cidade da Música não poderia ser diferente, tem canções para embalar o verão de todos pelas ruas, avenidas e praças. Por isso mesmo, mostraremos ao planeta porque ‘O Mundo Escolheu Salvador’, como diz o tema deste Carnaval”, afirma.

Para tal, uma grande estratégia de divulgação está sendo orquestrada. O nano trio está aparecendo em vários locais pela cidade. Em cada local, uma festa à parte.

Por onde o mini trio anda - O Carrinho teve sua estreia na festa do Bailinho de Quinta o último dia 10; passou, ainda, pelo último ensaio do Harmonia do Samba, no dia 11. No dia 12 esteve na entrada da Casa do Carnaval, e hoje estará no ensaio de Jau, no Largo Tereza Batista, dia 14. No dia 16, o nano trio marca presença no Bloco Eu Quero é Botar Meu Nome na Rua, no Santo Antônio Além do Carmo, às 15h.

No dia 17, o carrinho esteve no Beach Club do Lôro, na praia do Flamengo, e no Baile do Bier, no Trapiche Barnabé. No dia 22, passará pelo show do ÀTTØØXXÁ, no Largo Tereza Batista, às 21h; e no dia 23, participa do Fuzuê - Pré Carnaval de Salvador Ondina, às 16h, como o bloquinho do Visit Salvador da Bahia. No dia 28 de fevereiro, estará no Alô Alô Folia, das 12h às 16h, no Hotel Pestana Convento do Carmo.

A ação não para por aí, o equipamento vai onde o turista estiver e isso quer dizer por terra, por céu e por mar. Irá recepcionar as pessoas no aeroporto e no porto de Salvador com muita música, exaltando o que nossa cidade tem de melhor.

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Nos próximos dias 18 e 19, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza o licenciamento de ambulantes e permissionários de food trucks que desejam trabalhar no Carnaval. No total, serão disponibilizadas 2 mil vagas, sendo que 50% serão feitas pelo site do Sistema de Cadastramento de Ambulantes (www. sca. salvador. ba. gov. br), com início às 10h de segunda-feira e término às 23h59min de terça-feira. A outra metade será feita presencialmente, na sede da Semop, localizada na antiga Revita - Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela, 2562, Mata Escura. Vale destacar que todos os permissionários de food trucks deverão fazer o cadastramento presencial, na sede da Semop.

Circuito Batatinha - Apenas os comerciantes de rua cadastrados no Centro Histórico poderão se licenciar para o Carnaval no Circuito Batatinha. O credenciamento também será realizado nos próximos dias 18 e 19, das 10h às 23h59min, através do site: www. ordempublica. salvador. ba. gov. br/festaspopulares.

O licenciamento de barraqueiros, baianas de acarajé, permissionários de bancas de chapa e carros de gelo e de compra de recicláveis (latinha), para todos os circuitos, também serão licenciados presencialmente na sede da Semop, das 9h às 13h, exclusivamente no dia 25 deste mês.

Curso Sebrae - No dia 22, todos os licenciados deverão participar do curso de capacitação que será realizado pelo Sebrae-BA, em parceria com a Semop. Na ocasião, a secretaria irá validar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para que os ambulantes possam retirar o kit posteriormente junto ao patrocinador. O curso vai abordar o cuidado com a imagem pessoal, técnicas de vendas e a melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado aos foliões. O curso terá duração de 1h30 e será feito na Arena Fonte Nova, dividido em quatro horários: às 8h, 10h, 14h e 16h.

Entrega de kits - Após o cadastro pelo site, munidos de documentos pessoais, o DAM pago e a comprovação de participação no curso do Sebrae, os ambulantes deverão fazer a retirada do kit. Os licenciados para o Circuito Osmar (Campo Grande) receberão os equipamentos no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), na Rua Reitor Miguel Calmon, Av. Contorno, de 24 a 26 de fevereiro, das 9h às 17h. Já os cadastrados no Circuito Dodô (Barra-Ondina) deverão retirar os kits na Rua Baependi, nº 8, Ondina, de 23 a 25 de fevereiro, das 9h às 17h. No ato da entrega dos kits, a Ambev, patrocinadora oficial, também vai promover uma capacitação para os trabalhadores licenciados.

A Semop alerta que a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) deverá ser feita pelo ambulante no ato da inscrição. Após o prazo, o sistema ficará indisponível. A validação do DAM será feita durante o curso do Sebrae, portanto, todos os licenciados deverão fazer essa capacitação.

Proibições - A Semop lembra que as bebidas deverão ser servidas em copos, pratos e talheres e canudos descartáveis, não sendo permitido o uso de louças, vidros e alumínio. Não é permitida a produção e comercialização de churrasco no espeto de qualquer material, bem como a venda de produtos em carros-de-mão, fogareiros, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente, sendo passível de apreensão imediata pela fiscalização.

É terminantemente proibida a instalação de qualquer equipamento que não seja aquele licenciado, a exemplo de lonas, placas de qualquer tipo e material, barracas de camping, de praia, tenda e outras, bem como mercadorias em via pública não autorizadas. Também é proibido o trabalho a menor de 16 anos, bem como a presença de crianças acompanhando os pais ou parentes nos locais de trabalho licenciados pela Semop, em observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

A instalação dos equipamentos deverá ser feita no dia 26 de fevereiro, a partir das 17h, e a desmontagem no dia 6 de março, até as 10h.

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