O número de cervejas vendidas irregularmente no Carnaval deste ano já supera o da festa de 2017. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), já foram apreendidas 15.725 unidades de cervejas que não eram do patrocinador oficial da festa, contra 7.758 registradas em 2017. O quantitativo superior é fruto de um trabalho de fiscalização intenso da pasta nos corredores oficias da folia. As apreensões estão em conformidade com o Decreto 29.485/18, que dispõe sobre a exploração de atividades no Carnaval e a exclusividade da marca patrocinadora.

A Sedur realizou até hoje (13), último dia de folia na capital baiana, 3.024 vistorias em camarotes, balcões, arquibancada, praticáveis, marquises e outros tipos de estabelecimentos presentes nos circuitos do Carnaval 2018. Como resultado deste processo foram emitidas 526 notificações em função publicidade ou atividades irregulares, entre outros quesitos. Durante as vistorias diárias realizadas nos camarotes, os profissionais da Sedur também encontraram irregularidades que levaram a interdição de três espaços: os camarotes Casa D'tália, Schin e Tribus, sendo que apenas este último não foi desinterditado.

Segundo a Sedur, alguns dados expressivos de apreensões também foram registrados pelo órgão nestes dias de festa carnavalesca. Apenas de bebidas em garrafas de vidro, item que tem comercialização proibida por decreto municipal em festas de grande porte como Carnaval, foram 617 apreensões.

Segundo o secretário da pasta, Sérgio Guanabara, os resultados das atividades realizadas dentro da Operação Carnaval foram positivos. "Não tivemos nenhuma intercorrência na operação. Todas as estruturas licenciadas começaram o Carnaval do mesmo modo que estão terminando, de forma segura. Então, alcançamos o objetivo maior que era de assegurar maior segurança possível para as pessoas que estavam usufruindo da festa", avaliou.