As grandes atrações que marcaram os dois principais circuitos – Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) – e que atraíram grande público, além da pontualidade no desfile, resultaram em um clima de paz no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, ocorrido na quinta-feira (8). A avaliação feita pela Prefeitura é de que, em 2018, ocorreu a melhor abertura da festa nos últimos anos.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, celebrou o sucesso do Furdunço que, pela primeira vez, aconteceu na quinta-feira. "Não me lembro de ter visto nos últimos anos uma quinta-feira de carnaval tão incrível. As ruas estavam completamente lotadas e o clima de tranquilidade era notório. Estamos muito felizes com os desfiles, repercussão e sucesso da noite de ontem", destaca Edington.

“A abertura, na Barra, mostrou um equilíbrio entre os circuitos oficiais do carnaval de Salvador. Muitos disseram que a quinta-feira não seria forte no Circuito Dodô e o que vimos foi uma festa diversa que agrada diferentes foliões. A adesão do público aos desfiles sem cordas também confirma que este é um modelo que tem agradado. Ao todo, são 162 atrações sem cordas este ano”, lembrou o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco.

Além da entrega das chaves ao Rei Momo ao som de Cláudia Leitte e o Furdunço, o Circuito Dodô também recebeu grandes nomes como Daniela Mercury, Bell Marques e Sandra de Sá. A Quinta do Samba no Circuito Osmar também não ficou pra trás e recebeu tanto atrações como Léo Santana e Harmonia do Samba, quanto blocos tradicionais como o Alerta Geral e Amor e Paixão.

Público e mais festa – A quantidade de pessoas na folia em 2018 também tem impressionado a administração municipal. De acordo com levantamento realizado pela Secult, cerca de 770 mil turistas devem passar por Salvador ao  longo do carnaval. Já a movimentação econômica deve chegar a R$1,7 bilhão.

A festa prossegue nesta sexta-feira (9), com desfiles nos circuitos Dodô e Osmar a partir das 15h30 e 16h30, respectivamente. Além disso, tem folia nos circuitos Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Batatinha (Pelourinho). A Torre Eletrônica, em frente ao Farol da Barra, funciona assim que o último trio sair e segue até às 3h. O Beco das Cores, na Rua Dias D’Ávila, começa a agitar ao som de DJ's, às 19h.