Dentre as 240 crianças de 0 a 17 anos acolhidas nos abrigos da Prefeitura durante o Carnaval até hoje (26) está um bebê de 23 dias, filho de uma catadora de latas. Neste ano, além de atividades recreativas, as crianças acolhidas também participam de brincadeiras culturais. “Para nós, é gratificante ter uma pai ou uma mãe que deixa o filho pequeno sob nossos cuidados em vez de levar a criança para a rua“, disse a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama, em entrevista de balanço do Carnaval hoje (26) pela manhã, na Sala Oficial de Imprensa, no Campo Grande.

Os abrigos recebem crianças levadas espontaneamente pelos pais ou que são abordadas em situação de trabalho infantil durante o Carnaval. Segundo Taissa Gama, a maioria das crianças foram levadas por iniciativa dos pais, o que revela uma maior conscientização com relação ao trabalho infantil. Os meninos e meninas contam com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicológicos, pedagogos e assistentes sociais. Contam com seis refeições por dia. São mais de 200 profissionais contratados e capacitados pela Prefeitura para dar total segurança, estrutura e apoio aos menores acolhidos.

Mulheres - Até agora no Carnaval, foram registradas 20 agressões a mulheres, 14 na Delegacia de Atenção à Mulher, em Brotas (Deam), e seis na de Periperi. Duas mulheres em situação de risco de violência foram encaminhadas para a Casa de Acolhimento Irmã Dulce. A Prefeitura também está,com 40 observadoras atuando nas ruas durante o Carnaval para coletar dados que sirvam como base para a elaboração de políticas para as mulheres.