A Guarda Civil Municipal (GCM) já coletou mais de 360 documentos perdidos nos principais circuitos do Carnaval – 158 deles eram cédulas de identidade. A operação foi iniciada na sexta-feira (24) e a relação de documentos com nome está disponibilizada no site da GCM, no endereço www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br. A listagem é atualizada diariamente.

A devolução será realizada todos os dias de Carnaval, entre 8h e 17h, exceto na quarta-feira de Cinzas (1º), quando os documentos serão entregues até 12h. A entrega é feita na sede do órgão, localizado na Avenida San Martin, 734, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

O diretor geral de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, considera a iniciativa de extrema importância, uma vez que o folião tem a possibilidade de localizar o documento perdido logo após a perda. “A ação foi pensada como uma forma de prevenção da GCM para que os foliões possam rever seus documentos com brevidade”. O grupamento recomenda que a população leve o mínimo possível de documentos e dinheiro para a rua.

Os documentos perdidos são recolhidos às 11 bases operacionais da GCM, que também servem como posto de coleta, para depois serem levados à sede do órgão na San Martin. As bases estão localizadas na Praça das Gordinhas e no Largo do Camarão, em Ondina; no Morro Ipiranga; na Rua Eduardo Diniz, ao lado do Shopping Barra; no Farol da Barra; na Praça Castro Alves; no Relógio de São Pedro; no Largo Dois de Julho; na Praça do Campo Grande e no Jardim Suspenso, ao lado do Forte de São Pedro.