A partir deste sábado (25) até terça-feira (28), a Prefeitura oferece testes rápidos aos foliões para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames podem ser feitos em dois postos instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizados na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, e no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, das 10h às 21h.

Iniciativa do projeto Fique Sabendo, a estratégia tem como objetivo promover a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A ação colabora com a quebra da cadeia de transmissão dessas patologias durante o Carnaval. As unidades são compostas por equipes multidisciplinares com enfermeiros, bioquímicos, psicólogos e assistentes sociais, fundamentais para dar um suporte aos pacientes, especialmente, quando os resultados são positivos.

Para se submeter aos testes a pessoa deve apresentar documento de identidade com foto. No caso dos menores de idade, precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Não é necessário jejum e também pode ter feito ingestão de bebida alcoólica. Os diagnosticados com sífilis terão início imediato do tratamento. Já quem apresentar testagem positiva para HIV e hepatites será encaminhado para acompanhamento na rede pública.

“Os pacientes diagnosticados com sífilis já começam a fazer uso de penicilina no próprio posto. No local, são orientados a dar continuidade ao tratamento em uma unidade da rede municipal de saúde”, explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Luciana Peixoto. No caso das pessoas infectadas com HIV ou Hepatite, elas já saem do Fique Sabendo com dia e horário marcado de consulta com infectologistas que atuam nos postos municipais de referência para tratamento das DST's.

Uma das principais preocupações da Prefeitura é com o público jovem que pratica sexo sem proteção. “Todas as pessoas com vida sexual ativa que praticam sexo sem camisinha estão em risco. As estatísticas atuais revelam que vem crescendo o número de jovens infectados porque não querem usar o preservativo”, afirma Luciana.

Para promover o sexo seguro, a Prefeitura está distribuindo gratuitamente cerca de dois milhões de camisinhas até às 6h da Quarta-feira de Cinzas (1º). Os preservativos podem ser adquiridos nos dez módulos de saúde instalados nos circuitos do Carnaval, nos dois postos do Fique Sabendo e com os agentes de saúde volantes.