Para garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo durante o Carnaval, os motoristas de ônibus, taxistas e mototaxistas regulamentados serão submetidos ao teste de alcoolemia durante o período de festa na cidade. A ação é realizada pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador, em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob), que realiza abordagens nos principais terminais da cidade durante.
“Essas abordagens são muito importantes para garantir que estes profissionais que transportam vidas estejam em condições de prestar o serviço de forma segura aos usuários”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. Desde a última quinta-feira (16), 647 motoristas foram abordados pela equipe –343 motoristas de ônibus, 256 de táxi e 48 de mototáxi – e nenhum foi flagrado alcoolizado.
As ações de alcoolemia, que já são realizadas regularmente com motoristas de ônibus pela equipe de fiscalização da Semob, são intensificadas durante o período da folia. “Por se tratar de uma época de festa na cidade, este reforço na fiscalização traz mais segurança para quem utiliza os meios de transporte público da cidade”, destacou Muller.
Além da blitz, a equipe da Transalvador também realiza ações educativas com os motoristas, com a distribuição de folhetos e outras peças com conteúdo educativo durante as abordagens. “Dois agentes de trânsito aplicam o teste, e se for constatado o consumo de álcool pelo motorista ele é notificado com base na legislação”, afirma a gerente da Gedut, Miriam Bastos.