A procura de táxi no terceiro dia do Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (13), foi quatro vezes maior do que no mesmo período de 2014. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), registou ontem mais de 16,5 mil corridas de táxis, quando no ano anterior foram cerca 4 mil. Mais de sete mil taxistas estão autorizados a circular pela cidade nos dias da festa de Momo e atender à população.

Um dos fatores que contribuiu significativamente para o aumento da oferta foi a criação dos corredores exclusivos de táxi localizados na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner; e outro na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Essas vias estão limitadas por gradis e o veículo deve ficar na fila de espera para embarque de passageiro por ordem de chegada. Com isso a espera tem sido significativamente menor e não há como recusar corridas, o que é proibido e deve ser denunciado.

O aumento do número de fiscais este ano, com 150 agentes nas ruas dos circuitos, também influencia para que os usuários se sintam mais confiantes, pois dificulta os casos de recusas por corridas curtas ou inutilização do taxímetro. Além disso, os foliões têm disponíveis nos quinze pontos de táxis uma tabela referencial de preço de corrida e o número de WhatsApp para denúncias, no telefone (071)9977-5135, ou discando 118.

Seguem pontos para os foliões pegarem táxi neste Carnaval:

1. VALE DO CANELA (Viaduto Menininha do Gatois)
2. COLÉGIO CENTRAL (Av. Joana Angélica)
3. POLITEAMA DE CIMA (em ao Instituto Feminino da Bahia)
4. ESTAÇÃO DA LAPA (parte interna da Estação)
5. BARROQUINHA (ao lado do posto policial)
6. RUA DO TIJOLO (ao lado do Viaduto da Sé)
7. ONDINA (Praça do Sol/próximo ao Colégio ISBA)
8. RUA EDGARD MATA (perpendicular à Av. Adhemar de Barros)
9. AV. CENTENÁRIO (ponto último retorno / próximo a Rua Airosa Galvão)
10. PRAÇA CAYRÚ (em frente ao Elevador Lacerda)
11. RUA GABRIEL SOARES (perpendicular à Ladeira dos Aflitos)