0
0
0
s2sdefault

Quem passa pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) tem visto, além dos artistas em cima do trio, outra atração da folia de Salvador em 2020. Inspirada no tema da festa, O Carnaval dos Carnavais, a cenografia enfeita e embeleza toda a cidade com 13 peças que fazem releituras de personalidades, símbolos e elementos pertencentes à cultura popular baiana.

A arte é assinada pela empresa RMota Cenografia, coordenada pela cenógrafa Renata Mota, além do coordenador de projeto e design Igor Liberato e do produtor técnico Ricardo Cavalcanti. Com sobreposição de grafismos, combinando diferentes épocas, personagens característicos baianos receberam identidades atemporais. Quem vê a figura do Rei Momo posicionada na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande, por exemplo, reconhece o personagem como um artista de hip-hop.

Concepção - Formada em Arquitetura, a cenógrafa Renata Mota conta sobre a criação. “Trabalhamos em parceria com um time de designers composto por Bruno Zambelli e Rafael Oliveira, que materializaram os conceitos da proposta cenográfica em uma arte gráfica cheia de cor, texturas e identidade estética. Nossa intenção foi trazer a espontaneidade do carnaval de rua, associada a personagens do dia-a-dia, que compõem a história da folia na cidade”, afirma.

Ela também revela alguns dos personagens que inspiraram a cenografia. “Para além de reverenciar essas personalidades famosas, como o Rei Momo, também quisemos aproximar os foliões dessas representações, trabalhando com a ideia de inclusão e representatividade. Personagens comuns, como o vendedor de cerveja, também têm seu espaço no projeto”, conta.

As peças conectam os carnavais do passado com os atuais, utilizando novas caras e linguagem que mistura arte, ludicidade e atualidade. Além de ressaltarem ainda mais a beleza da festa, os símbolos cumprem a função de se tornar ponto de encontro e referência entre os foliões. Dessa forma, foram escolhidos lugares estratégicos para posicionar os elementos decorativos, como a Passarela da Barra.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...