Inaugurada pela Prefeitura no último fim de semana, a Vila Infantil Itaú, espaço na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, destinado às famílias que vão ao circuito Osmar acompanhadas de crianças, retomou suas atividades nesta quinta-feira (12), entre 9h até às 15h. O espaço vai funcionar até terça-feira (17), sempre no mesmo horário, com diversas atividades lúdicas, culturais e o mini-circuito de bike.

Em cada uma das cinco tendas instaladas no local e no palco principal acontecem oficinas de pintura, desenho, recorte e colagem, confecção de máscaras, indumentárias e adereços carnavalescos, maquiagem cênica, jogos e brincadeiras tradicionais, leitura coletiva interativa, contação de histórias e apresentação circense.

No circuito Mini Bike Itaú são disponibilizadas 120 minibicicletas, as famosas “laranjinhas”, semelhantes às do projeto Bike Salvador, para as crianças na faixa etária de três a 12 anos. Para ensinar as crianças a andar de bicicleta, melhorar a performance das que já pedalam e orientá-las sobre as principais leis de trânsito envolvendo as bikes, o espaço conta com a parceria da rede nacional de ciclistas Bike Anjo, especializada em ensinar gratuitamente a pedalar nas ruas com segurança.

Conteúdo educativo é o que fica para as crianças que participam das atividades oferecidas ao longo do dia. Entre uma pedalada e outra, os monitores do grupo ensinam a garotada que ainda não sabe a andar de bicicleta, seguindo sempre as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Para as crianças, essas recomendações não só ficam como aprendizado, mas despertam o sentimento de segurança, uma vez que o espaço simula a vida de um ciclista nas ruas da cidade. É a oportunidade de mostrar às crianças que o ônibus, o veículo maior, precisa cuidar do menor; que é preciso respeitar a sinalização e usar os equipamentos adequados, entre outras informações.