Rede de wi-fi gratuito da Prefeitura, o Conecta Salvador caiu mesmo no gosto de muitos foliões neste Carnaval. Em quatro dias de festa, 276.800 acessos foram computados. De acordo com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), os aplicativos WhatsApp, Facebook, Instagram e Youtube tiveram mais de um milhão de requisições para envios de fotos e vídeos por meio do serviço. Todo esse volume de tráfego de dados já chega a 2,19 terabytes.

Assim como nos anos anteriores, a região do Farol da Barra continua sendo o local com mais acesso da Conecta Salvador. Já são mais de 44 mil pessoas utilizando a rede, sendo 30% turistas nacionais e 6% internacionais. A avaliação do serviço é considerada como ótima ou boa por mais de 90% dos usuários.

Essa satisfação é fruto dos investimentos da Prefeitura em infraestrutura tecnológica. Só para ser uma ideia, foram instaladas mais de 100 antenas para a cobertura do Conecta Salvador nos circuitos do Carnaval, visando democratizar o acesso à internet de forma mais rápida, oferecendo comodidade aos baianos e turistas

Para se conectar, é preciso que o cidadão habilite no dispositivo móvel (smartphone ou celular) à rede #Conecta_Salvador e siga as orientações de cadastro. O acesso é aberto e obedece ao Marco Civil da Internet (lei 12.965/14) e a Lei Geral Proteção de Dados (lei 13.709/18), o que garante a segurança dos dados trafegados, tanto para a Prefeitura como para quem utiliza a internet sem fio. Os locais onde há acesso são identificados com placas nas ruas.