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Órgãos envolvidos com a festa se mobilizam em prol de quem vai curtir ou trabalhar

O tema do Carnaval 2019 – O Mundo Escolheu Salvador – reflete o momento singular vivido pela primeira capital do Brasil e por sua gente. A cidade nunca esteve tão bem cuidada, preparada e atraente, tanto que foi o único destino no Brasil recomendado pelo importante jornal The New York Times, entre outros veículos internacionais.

Somente na folia de Momo, devem desembarcar por aqui cerca de 800 mil turistas, representando uma movimentação financeira de R$1,8 bilhão e uma geração de 250 mil postos de trabalho temporários, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Ou seja, o Carnaval, organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), também é coisa séria, pois gera emprego e renda e alavanca toda uma cadeia produtiva, desde o dono de hotel (espera-se até 100% de ocupação dos leitos) até o pequeno ambulante do comércio informal.

Para garantir que tudo funcione bem, a Prefeitura preparou, mais uma vez, uma operação especial envolvendo 10 mil colaboradores, de diversos órgãos municipais. Confira na sequência toda essa estrutura e engenharia de serviços que garantem o êxito da maior festa de rua do planeta. 

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visando garantir assistência à população presente no Carnaval, vai atuar com cerca de 1.500 profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez Módulos Assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do Samu 192 e das emergências e hospitais. Além disso, serão 115 médicos na operação, incluindo 5 equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

Os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, serão instalados em locais de maior concentração de foliões e, consequentemente, ocorrências. O tipo III oferecerá 15 leitos, o tipo II, 10 leitos e o tipo I, cinco leitos. Todos contarão com área de estabilização, com equipamentos de suporte avançado.

CIRCUITO

MÓDULO

TIPO

Nº  LEITOS

ENDEREÇO

BATATINHA

Pelourinho

I

5

Praça do Terreiro de Jesus - em frente à Faculdade de Medicina da UFBA

OSMAR

Montanha

II

10

Estacionamento de baixo – Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha

Piedade

IV

20

Praça da Piedade

Politeama

II

10

Calçada em frente ao Orixá Center

TCA

II

10

Estacionamento do Teatro Castro Alves – Rua Leovigildo Figueira – Garcia

DODÔ

Farol da Barra

IV

20

Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marques de Leão e Afonso Celso

Shopping Barra

II

10

Estacionamento E5 do Shopping Barra, com acesso pela Rua Miguel Bournier

Morro do Gato

II

10

Rua José Sátiro Dias de Oliveira, subindo Shopping Barra

Sabino Silva

III

15

Rua José Mirabô Sampaio, atrás do Hotel Ondimar

Ademar de Barros

IV

20

Avenida Adhemar de Barros, na Praça Bahia Sol, em frente à Ortoped

Todos os módulos de saúde contarão com equipe multidisciplinar de médicos intervencionistas, enfermeiros, assistente social, técnicos de enfermagem, apoio operacional, recepcionistas, higienizador e digitador. Ainda comporão o grupo assistencial cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial, sendo dois móveis e três fixas, situadas nos módulos da Montanha, Adhemar de Barros e Farol da Barra.   

No Circuito Mestre Bimba, o Centro de Saúde Sabino Silva será estruturado com cinco leitos de observação e um de estabilização, que funcionarão das 18h à 0h, do dia 2 a 5 de março, com equipe especializada no atendimento de urgência e emergência.  

A equipe do Samu funcionará em plantão de 24 horas, com 56 ambulâncias, oito motolâncias, um helicóptero e uma “ambulancha”. Além disso, as UPAs e Pronto-Atendimentos da Prefeitura estarão funcionando para atender à população.

Vigilância Sanitária - A Vigilância Sanitária terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos. O objetivo é otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, comércio formal e informal de alimentos. O trabalho dos fiscais visa evitar surtos alimentares e intoxicações causadas pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei.

Fique Sabendo - Outra ação importante promovida pela SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, será a de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS. A estratégia do programa Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DST’s) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público através de duas unidades a serem montadas em pontos estratégicos da folia: uma localizada no Multicentro de Saúde da Carlos Gomes (das 9h às 21h, entre os dias 2 e 5 de março) e outra na Barra, na Rua Dias D´Ávila, próximo ao Farol (das 12 às 22h, entre os dias 2 e 5 de março).

ORDENAMENTO

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com um efetivo de 960 profissionais no ordenamento, combate à poluição sonora, Salvamar, iluminação e defesa do consumidor (Codecon). Serão 18 postos operacionais. Além disso, também estão ligadas à Semop a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Comércio informal - Os agentes vão atuar na fiscalização e ordenamento do comércio informal na festa, coibindo irregularidades como atuação de pessoas não-licenciadas e de materiais proibidos para venda, a exemplo de produtos acondicionados em vidro ou servidos em espetos. O trabalho de fiscalização envolve, inclusive, o auxílio de câmeras de videomonitoramento, além de 50 veículos. Foram disponibilizados 10 mil postos de trabalho para o comércio informal, em diversas atividades, além de 500 licenças diversas, a exemplo de Food Trucks e baianas de acarajé.

Iluminação - A Diretoria de Iluminação Pública (DSIP) disponibilizará um esquema específico para o Carnaval, contemplando os circuitos oficiais da festa e os bairros que terão programação para o evento. Os projetos das instalações foram concebidos tendo em vista toda questão estética, levando em consideração também problemas como ofuscamento e interferências com outros tipos de estrutura presentes no evento. A iluminação é padronizada, tendo o mesmo perfil ao longo dos circuitos. Serão mais de 3 mil projetores de 400 a 1000w e 3,2 mil luminárias "Low By”.

Salvamar - A Coordenação de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) montará 40 postos fixos, dispostos entre o Jardim de Alah e Ipitanga e incluindo as ilhas de Maré e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe), das 8h às 18h, nos dias de Carnaval. De modo especial, seis postos móveis e dois avançados funcionarão 24 horas, sendo três na Barra e três em Ondina.  Além dos salva-vidas, a operação contará com equipamentos como pranchões, quadriciclo, coletes salva-vidas e jet skis.

Defesa do consumidor - Durante o Carnaval, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) promoverá vistorias em hotéis, bares, restaurantes, camarotes e estabelecimentos de venda de ingressos/abadás inseridos nos circuitos oficiais da festa. Além disso, serão realizadas operações no entorno do percurso da festa, com o intuito de trazer mais segurança nas relações de consumo. A Codecon vai atuar com 32 colaboradores, e terá quatro postos de atendimento (Barra, Ondina, Campo Grande e Rua Chile).

As ações de fiscalização, durante as inspeções, destinam-se a aferir a validade e acondicionamento dos produtos, higiene das cozinhas, existência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), tabela de preço e respeito à lei antifumo, dentre outras situações. As denúncias poderão ser feitas através do aplicativo Codecon Mobile, disponível no Google Play e App Store, ou pelo Fala Salvador, no número telefônico 156.

Limpeza - A Limpurb atuará com equipes especiais que estarão envolvidas na limpeza dos circuitos da folia e Carnaval nos Bairros. Serão realizados serviços de varrição, coleta, lavagem de vias e logradouros, instalações, limpeza e manutenção de sanitários públicos.

A equipe contará com 3.890 colaboradores, 225 equipamentos, 14 cooperativas e uma associação de catadores em parceria com o órgão. Serão 2.998 sanitários químicos e 72 sanitários-contêineres climatizados (com 555 posições). A estimativa é de que sejam coletadas 1,6 mil toneladas de resíduos e consumidos 7.756 m³ de água e 31,53 m³ de detergente aromatizado durante os dias de festa.

Guarda Municipal - A Guarda Civil Municipal vai atuar no Carnaval com cerca de 900 agentes, em apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa. A corporação também promoverá atividades na proteção ao patrimônio público, patrulhamento preventivo, prevenção à violência e garantia da execução de serviços públicos.

A Guarda atuará ainda através da Coordenadoria de Prevenção, com distribuição de pulseiras de identificação para crianças e panfletos, além de ventarolas com dicas de seguranças e catalogação de documentos para devolução posterior. Também serão executadas ações de monitoramento em áreas cobertas por câmeras dentro e fora do circuito, para proteger as praças e logradouros da cidade, através do Centro de Operações e Inteligência (COI).

TRABALHO, ESPORTE E LAZER

A Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto especial Bailinhos de Lazer no Carnaval. O Bailinhos de Lazer será realizado de 28 de fevereiro a 5 de março, com diversas atividades voltadas para o público infantil. O objetivo é proporcionar às crianças das comunidades eventos e atividades lúdicas, de forma democrática. Para isso, será disponibilizada uma ampla estrutura que possibilite o desenvolvimento das atividades de forma saudável e prazerosa, a fim de promover a inclusão social durante os festejos carnavalescos para o público infantil.

O Bailinhos de Lazer será realizado em diferentes bairros da capital baiana, com bandas de fanfarra, distribuição de kits carnavalescos (espuma, confete, serpentina, colar havaiano, mascara, mamãe sacode, apito, tinta para cabelo, bolinha de sabão) e, claro, o projeto Ruas de Lazer, que oferece para as crianças cama elástica, futebol, vôlei, basquete, totó, oficina de pintura, dominó e baralho.

Programação: 

  • Dia 28/2 (quinta-feira): Jardim das Margaridas (Rua das Bromélias Brancas, praça em frente à Associação de Moradores) – das 15h às 18h;
  • Dia 1°/3 (sexta-feira): São Tomé de Paripe (Praça da Orla – em frente ao Bar de Mairi) – das 9h às 12h, e Jardim Nova Esperança (próximo ao fim de linha) – das 15h às 18h;
  • Dia 2/3 (sábado): Lapinha (Largo da Lapinha) – das 9h às 12h, e Santo Antônio Além do Carmo (largo em frente à Igreja de Santo Antônio Além do Carmo), das 15h às 18h;
  • Dia 3/3 (domingo): Calabar (Quadra de esportes na Rua Nova do Calabar) – das 9h às 12h, e Itaigara (Praça Ana Lúcia Magalhães) – das 15h às 18h;
  • Dia 4/3 (segunda-feira): Pau da Lima (Praça Elísio Xavier Leal, Colinas de Pituaçu) – das 9h às 12h, e Cajazeiras X (Curva do Boi), das 15h às 18h;
  • Dia 5/3 (terça-feira): São Caetano (Rua Manoel Fernandes, próximo à base policial) – das 9h às 12h, e Ribeira (Avenida Beira Mar, Praça Dodô e Osmar) – das 15h às 18h.

TRÂNSITO

A Transalvador desenvolve ações educativas, coleta de dados de acidentes e elaboração de estatísticas, operação e fiscalização de trânsito. Para o Carnaval, o plano operacional inclui inovações e aperfeiçoamentos e engloba implementação de mudanças temporárias necessárias no trânsito para melhor mobilidade da população e de turistas que participam da folia.

Dentre as atividades a serem realizadas está a restrição à circulação e estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval. A medida promove o aumento da velocidade média do transporte coletivo, principalmente nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi, Oceânica e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

No total, o órgão de trânsito vai atuar com 912 colaboradores, 25 guinchos, 61 viaturas e 15 motoviaturas, além de seis bases operacionais e equipamentos diversos.

Postos de atendimento ao cidadão 

  • Shopping Salvador – Piso L1 – Horário de funcionamento do shopping
  • Salvador Norte Shopping – Piso L3, ala nova – Horário de funcionamento do shopping
  • Shopping Barra – Piso L2 – Horário de funcionamento do shopping
  • Shopping Paralela – Piso L2 – Horário de funcionamento do shopping
  • Transalvador (Vale dos Barris) – Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 

Obs: Até o dia 27 de fevereiro, os foliões poderão ir até aos postos nos shoppings tirar dúvidas sobre zonas de restrição, entrega de credenciais de moradores, Trânsito Livre e linhas de ônibus expressas para os circuitos. O balcão na sede da Transalvador estará atendendo moradores e turistas até o dia 5 de março.  

Zoneamento
Durante os dias de festa, haverá cinco Zonas de Restrição nas proximidades dos circuitos. Cada uma destas áreas estará dividida em subzonas, sendo 12 ao todo, com acesso permitido para aproximadamente 70 mil residentes do entorno por meio de credenciais coloridas e numeradas. Cada Zona de Restrição será identificada por uma cor – roxa, vermelha, amarela, marrom e verde.

Os bloqueios acontecerão diariamente, entre 28 de fevereiro e 5 de março, das 13h às 5h. Das 5h às 13h, o acesso será liberado para todos os veículos. Os veículos que farão carga e descarga seguirão o horário regulamentado pela portaria do Carnaval. Os moradores destas áreas devem ficar atentos porque o acesso às residências somente será permitido por uma via específica pré-determinada.

Zonas, subáreas e acessos 

1) Zona Rocha (subáreas 1 e 2)

Subárea 1 – Graça: Rua Manuel Barreto, Avenida Princesa Isabel, Rua Oito de Dezembro, Ladeira da Barra, Largo do Porto da Barra, Avenida Sete de Setembro e transversais até a Rua Barão de Itapuã.

Acesso - pelo Vale do Canela, Avenida Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça, conforme local da residência.

Obs.: As residências localizadas na Avenida Princesa Leopoldina e parte da Avenida Princesa Isabel receberão adesivos, mas só haverá barreiras de trânsito a partir da saída da Rua Oscar Carrascosa.

Subárea 2 – Barra: Avenida Centenário, sentido Orla, área do Jardim Brasil, Rua Miguel Burnier, Rua Oscar Carrascosa, Rua Marquês de Caravelas e transversais até a Rua Bernardo Catharino.

Acesso - pela Avenida Centenário.

2) Zona Vermelha (subáreas 3, 4, 5 e 6)

Subárea 3 - Barra: Avenida Sete de Setembro - a partir da Rua Barão de Itapuã, Farol da Barra, Avenida Oceânica - do Farol à Rua Marquês de Caravelas (Barra Center), Avenida Almirante Marques de Leão, Rua Afonso Celso, Morro do Gavazza e ruas transversais.

Acesso - pelo Vale do Canela e Avenida Euclides da Cunha.

Subárea 4 - Barra: Avenida Oceânica - da Rua Marquês de Caravelas (Barra Center) ao Morro da Aeronáutica.

Acesso: pela Avenida Centenário.

Subárea 5 – Ondina: pela Avenida Oceânica e transversais do lado da praia, a partir da Rua Morro do Escravo Miguel à Avenida Adhemar de Barros.

Acesso: pela Curva da Paciência / Avenida Oceânica.

Subárea 6 - Ondina/Marginal: também em Ondina, pela Via Marginal à Avenida Oceânica (Avenida Pres. Vargas, Rua Oswaldo Ribeiro).

Acesso - pela Curva da Paciência / Avenida Oceânica e Avenida Centenário.

3) Zona Amarela (subárea 7)

Subárea 7 - Ondina/Barra: terão acesso pela Avenida Centenário, sentido Barris, e vias transversais, incluindo Morro do Gato, Morro do Ypiranga, Rua Sabino Silva, além do Largo do Camarão, Rua José Mirabeau Sampaio, Rua Álvaro Augusto da Silva, Rua Dr. João Garcês Fróes e Rua Professor Clementino Fraga.

Acesso - Avenida Centenário.

4) Zona Marrom (subáreas 8 e 9)

Subárea 8 – Ondina: engloba a Rua Professor Edgar da Mata, Avenida Adhemar de Barros e vias transversais à direita, sentido Orla.

Acesso - pelas avenidas Anita Garibaldi / Adhemar de Barros.

Subárea 9 - Rio Vermelho/Ondina: do Rio Vermelho a Ondina, alcança a Av. Oceânica, da Curva da Paciência à Avenida Adhemar de Barros, incluindo todas as transversais após a Vila Matos.

Acesso - pela Curva da Paciência / Avenida Oceânica.

5) Zona Verde (subáreas 10, 11 e 12)

Subárea 10 - Corredor da Vitória, lado direito do Campo Grande até o acesso ao Vale do Canela: Corredor da Vitória e vias transversais e lado direito do Campo Grande, sentido TCA.

Acesso - pelo Vale do Canela, Avenida Euclides da Cunha e Rua da Graça.

Subárea 11 - Campo Grande, Canela e Largo Dois de Julho: Campo Grande (rua do antigo Cruz Vermelha), Av. Sete de Setembro entre a Rua Banco dos Ingleses e a Mansão dos Cardeais, Largo Dois de Julho e vias transversais.

Acesso - pela Avenida Contorno.

Subárea 12 - Campo Grande (a partir do acesso ao Vale do Canela) e Canela: Campo Grande, a partir da saída do Vale do Canela, Canela, Rua Araújo Pinho e adjacências.

Acesso - pelo Vale do Canela e Viaduto Menininha do Gantois.

Trânsito Livre - 
A concessão de Trânsito Livre é feita através de autoadesivos e destinada a veículos de serviços públicos e particulares, conforme critérios estabelecidos pela Transalvador. A solicitação deverá ser feita através do site www.mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br.

Principais interdições 

  • Circuito Sérgio Bezerra (Barra)

Localização: Farol da Barra ao Clube Espanhol

Interdição: Avenida Sete de Setembro, trecho compreendido entre o Porto da Barra e a Avenida Oceânica, nas imediações do Clube Espanhol

Data/horário: 15h do dia 27/2 às 4h do dia 28/2 

  • Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Localização: Farol da Barra à Avenida Adhemar de Barros

- Interdição: Do Largo da Vitória à Avenida Adhemar de Barros

Desvios de tráfego: Largo da Vitória, Avenida Princesa Isabel, Curva da Paciência, Avenida Anita Garibaldi x Avenida Adhemar de Barros e Avenida Centenário, na altura do segundo retorno

Data/Horário: 4h do dia 28 de fevereiro às 13h do dia 6 de março 

  • Circuito Osmar (Centro)

Localização: Largo da Vitória à Rua Chile

- Interdição: Largo da Vitória/Campo Grande à Praça Castro Alves

Desvios de tráfego: Largo da Vitória, Politeama, Comércio, Contorno, Avenida Joana

Angélica e Rua Chile

Data/horário: 12h do dia 28 de fevereiro às 13h do dia 6 de março 

  • Circuito Batatinha (Pelourinho)

Interdição: da Rua Chile ao Terreiro de Jesus

Desvios de tráfego: Rua Chile, Ladeira da Praça, Taboão 

Ruas com alteração no sentido de tráfego 

  • Inversão do sentido de tráfego nas ruas Miguel Burnier e Rua Recife - para viabilizar o acesso dos moradores ao Jardim Brasil e área próxima ao Supermercado Bompreço.
  • Rua Barão de Itapuã e Rua Cezar Zama - inversão do sentido de tráfego para viabilizar o acesso à Rua Professor Lemos Brito (Morro do Gavazza).
  • Rua Macapá – inversão do tráfego de veículos para viabilizar o acesso dos residentes. O tráfego funcionará no sentido Alto de Ondina.
  • Rua Juiz Rosalvo Torres - a partir da interseção com a Rua Desembargador Baldoíno de Andrade até a saída para a Avenida Centenário (barraca de frutas), visando desviar o tráfego, evitando o ponto de ônibus. 

Rua com sentido duplo de circulação 

  • Rua Augusto Frederico Schmidt – a referida rua ficará com acesso através da Rua Belo Horizonte e restrito a moradores (acesso local).
  • Avenida Sete de Setembro, trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e Porto da Barra - para viabilizar o aceso aos moradores do referido trecho.
  • Rua Afonso Celso – da interseção com a Rua Professor Lemos de Brito à interseção com a Avenida Sete de Setembro.
  • Rua Eurícles de Matos – incluindo trecho entre a Travessa Garibaldi e a Vila Matos, para viabilizar o acesso aos moradores da referida rua. 

Operação Carga e Descarga 

  • Dia 28/2, das 6h às 13h (Circuito Dodô – Barra/Ondina) e das 6h às 15h (Circuito Osmar - Centro)
  • Dias 1º, 4 e 5/3, das 7h às 11h (Circuito Dodô - Barra/Ondina e Circuito Osmar - Centro)
  • Dia 2/3, das 6h às 9h30 (Circuito Dodô - Barra/Ondina) e das 7h às 11h (Circuito Osmar – Centro)
  • Dia 3/3, das 6h às 9h30 (Circuito Dodô - Barra/Ondina e Circuito Osmar – Centro)
  • Dia 6/3, das 6h às 13h (Circuito Dodô - Barra/Ondina e Circuito Osmar - Centro) 

Locais de acessos para caminhões (operação de abastecimento) 

  • Avenida Vale dos Barris/Politeama
  • Avenida Oceânica/Curva da Paciência
  • Ladeira da Montanha/Praça Castro Alves
  • Avenida Centenário/Rua Airosa Galvão 

Barreiras de trânsito 

CIRCUITO

DODÔ

OSMAR

TOTAL

BARREIRA FIXA

39

18

57

BARREIRA MÓVEL

31

23

54

TOTAL

70

41

111

Estacionamentos Zona Azul - Serão oferecidas 2.890 vagas rotativas de estacionamento em Zona Azul, ao preço único de R$20. Os estacionamentos fechados que estarão disponíveis: São Raimundo (Barris), Praça Cairu (Comércio) e Terminal da Barroquinha. Já os abertos são os seguintes:

1) Marginal da Avenida Anita Garibaldi, acesso à Federação

2) Avenida Anita Garibaldi, sentido Centro, trecho entre o Hospital Jorge Valente e o Monumento a Clériston Andrade, incluindo as marginais

3) Avenida Anita Garibaldi, sentido Rio Vermelho, trecho a partir da Concessionária Audi, lado esquerdo

4) Avenida Estados Unidos

5) Avenida da França

6) Rua Portugal

7) Rua da Conceição da Praia

8) Rua da Mouraria

9) Avenida Joana Angélica/UCSAL - entre o Previs e a Rua Nova do Paraíso

10) Rua da Salete

11) Ladeira do Salete

12) Vale dos Barris

13) Rua Comendador José Alves Ferreira

14) Rua Professor Paulo Almeida (atrás da GTRAN)

15) Ladeira da Fonte (Concha Acústica)

16) Rua Professor Aristides Novis, São Lázaro - Federação

17) Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) - trecho entre Colégio Odorico Tavares e o supermercado Hiperideal

18) Rua Sabino Silva, em ambos os sentidos, a partir do primeiro retorno sentido Ondina

19) Avenida J. J. Seabra, trecho entre o Terminal Aquidabã e o Mercado São Miguel

Lei Seca - As ações de combate à alcoolemia no trânsito (Lei Seca) serão intensificadas no período da folia momesca. As blitze serão realizadas de dia e à noite em diferentes horários, nas proximidades dos circuitos e Carnavais nos Bairros. Serão fiscalizados condutores profissionais e comuns. Este ano haverá uma sinalização especial para Lei Seca: um cone inflável de cinco metros de altura, além de dois blimps, que serão instalados nas vias de grande circulação (avenidas Centenário, Octávio Mangabeira e Anita Garibaldi).

TRANSPORTE

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), preparou uma operação especial do transporte coletivo para o Carnaval 2019. Com base na operação da festa do ano passado, o serviço funcionará com todas as 400 linhas de ônibus e com frota total, de 2.400 veículos, dividida em três faixas horárias, de acordo com a demanda apresentada. No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos. Já das 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros. No horário de maior pico, das 21h às 5h do dia seguinte, a Semob disponibilizará 70% da frota para atender aos foliões.

Destas 400 linhas, cerca de 80 terão operação especial 24 horas para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada, com atuação durante todos os dias da festa. Para controle e fiscalização do transporte, a Semob contará com cinco bases operacionais em pontos estratégicos. Cerca de 530 prepostos e 40 viaturas estarão trabalhando nas ruas e no Centro de Controle Operacional (CCO) na retaguarda.

Linhas - A partir de quinta-feira (28 de fevereiro), a Semob vai ampliar o atendimento de 22 linhas até a Estação da Lapa, entre as 0h e 4h da manhã, quando o metrô interrompe os serviços. A partir das 4h, com o retorno da operação do metrô, as linhas retomam o atendimento normal.

Linhas que vão operar das 0h às 4h da manhã:

E124

Lapa – Valéria

E131

Bom Juá – Lapa

E133

Lapa – Marechal Rondon

1107-01

Terminal Acesso Norte – Tancredo Neves

1123-01

Terminal Acesso Norte – Saboeiro/Estação Imbuí

1146-01

Terminal Acesso Norte – Arenoso

1133-01

Estação Acesso Norte – Pernambués

1333-01

Estação Pirajá – Fazenda Grande 1/2 Circular

1366-01

Estação Pirajá – Castelo Branco

1374-01

Terminal Pituaçu –Vale dos Lagos

1405-01

Cajazeira 8 – Estação Pirajá

1407-01

Cajazeira 10 – Estação Pirajá

1412-01

Cajazeira 11 – Estação Pirajá

1424-01

Estação Pirajá – Fazenda Grande 4/3/2 Via Castelo Branco

E119

Lapa – Canabrava/Nova Cidade

E109

Mussurunga 1 – Lapa

E110

Mussurunga 2 – Lapa

E123

Alto do Coqueirinho – Lapa

E127

Luís Anselmo – Lapa

E134

Cosme de Farias – Lapa

E128

Praia do Flamengo – Lapa

E132

Engenho Velho de Brotas – Lapa

A linha gratuita C-010: Lapa/Calabar “Transfer” será reforçada e contará com uma frota de 72 veículos, com operação 24 horas, a partir de 5h de 28/2 até as 12h de Quarta-feira de Cinzas (6/3), saindo do subsolo da Estação da Estação Lapa até o Calabar. Esta será a única linha de ônibus que deverá circular na Avenida Centenário durante a folia.

Para quem pretende curtir a folia, outra opção é utilizar a E-106 Ondina-Costa Azul, com saída da Praça do Sol, para atender os usuários que se deslocam para o Largo de Ondina e integrada com as linhas convencionais. A linha vai operar diariamente, das 14h às 5h, com tarifa normal.

Além disso, a Semob vai colocar à disposição dos usuários ônibus da frota reguladora nas principais estações de transbordo da cidade. Além dos pontos de ônibus já existentes, haverá a criação de paradas especiais de embarque e desembarque durante o Carnaval nas avenidas Anita Garibaldi, Centenário e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), além da Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda).

Frota complementar - Os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar (STEC) também estarão disponíveis no Carnaval. Cerca de 260 veículos distribuídos em 55 linhas vão operar todos os dias, de 4h à 0h. Esses coletivos vão atender aos trechos do Vale do Canela, Avenida Garibaldi e Praça Cairu, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás.

Expresso Carnaval - Os foliões terão também como opção de transporte o Expresso Carnaval. O serviço especial de transporte terá ônibus que sairão do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping a cada 20 minutos, sem paradas no percurso. Com funcionamento das 13 às 6h e frota de 50 veículos, os shuttles serão tarifados em R$ 25, ida e volta, por pessoa e estacionamento incluso. Vale ressaltar que qualquer cidadão pode acessar esse serviço, e não apenas aqueles que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso. As últimas viagens sairão às 6h dos pontos próximos aos circuitos (Vitória Center e ISBA).

Quem utilizar o Expresso Salvador terá à disposição mais de 10 mil vagas de estacionamento. Os tíquetes já estão sendo vendidos nos postos do Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping. Mais informações estão disponíveis no site www.expressosalvador.com.br.

Ônibus executivos - Quem pretende ir ao Circuito Batatinha (Pelourinho) utilizando o transporte coletivo vai contar, este ano, com o serviço dos ônibus executivos. A linha Aeroporto – Praça da Sé e a Imbuí – Praça da Sé vão atender às principais vias da cidade entre quinta-feira (28/2) a terça-feira (5/3). Os veículos contam com ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bagageiro, serviço de internet sem fio, com tarifa de R$3,90.

A Linha Aeroporto – Praça da Sé terá como itinerário São Cristóvão, Avenida Dorival Caymmi, Piatã, Patamares, Aeroclube, Pituba, Amaralina, Largo da Mariquita, Rua Eurícles de Matos, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu. Já a linha Imbuí – Praça da Sé vai seguir pela Orla, Cardeal da Silva, Garibaldi, Vasco, Dique, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu.

Táxis - Toda a frota de táxi de Salvador estará em operação no período do Carnaval. Cerca de 7.200 veículos estão autorizados a utilizar a Bandeira 2 a partir das 18h do dia 28/2 até as 12h de 6/3.  Os foliões que optarem por este meio de transporte podem acessar a tabela de referência de preço de corrida, que pode ser adquirida em alguns dos postos de informação de trânsito e transporte para o Carnaval ou acessada no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br. Além disso, foram criados 16 pontos especiais de táxi para embarque e desembarque durante os dias da festa, com funcionamento 24 horas.

Mototáxis - Os mototaxistas vão atuar na folia com mais 1.100 profissionais credenciados. Para atender à demanda dos foliões, a Semob montou uma operação especial, com a criação de seis pontos de embarque e desembarque, com funcionamento 24 horas, nas proximidades dos circuitos, a exemplo do Politeama, Praça Cairu, Vale do Canela, Centenário, Avenida Garibaldi e Avenida Oceânica.

Elevador e Planos Inclinados - Os ascensores da capital baiana também estarão em pleno funcionamento no período do Carnaval. O Elevador Lacerda funcionará de forma gratuita a partir da 6h do dia 28/2 até as 23h do dia 6/3. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada também será gratuito entre os dias 28/2 e 6/3, das 7h às 21h. Já os Planos Inclinados Gonçalves e Pilar funcionarão nos dias 28/2 e 1°/3, das 7h às 19h; e no dia 3/3, das 7h às 13h. Os equipamentos retomam o funcionamento no dia 6/3, das 12h às 18h.

Contatos:

  • WhatsApp: (71) 99977-5135 – para obter informações ou enviar reclamações e sugestões;
  • Aplicativo CittaMobi – disponível no App Store e Google Play e que será atualizado com informações sobre as linhas de ônibus que operam 24 horas no Carnaval, pontos de táxis e barreiras de trânsito;
  • Fala Salvador – telefone 156;
  • Site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br;
  • Atendimento Integra (para ônibus): (71) 4020-1550. 

PROMOÇÃO SOCIAL 

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai trabalhar com equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, conselheiros tutelares, coordenadores, assistentes e pessoal de apoio. Os profissionais vão atuar na Campanha de Combate ao Trabalho Infantil (PETI), nos Camarotes Acessíveis e na realização de abordagens sociais. 

Os técnicos vão realizar atividades para identificar e evitar situações de vulnerabilidade e risco social como o trabalho infantil, exploração sexual infanto-juvenil e população em situação de rua, além de ofertar locais seguros e confortáveis para que idosos e pessoas com deficiência possam participar da festa. 

A atuação da Semps tem o objetivo de garantir a proteção social e combater violação de direitos contra crianças e adolescentes durante o Carnaval de Salvador, através de ações articuladas com o poder público e sociedade civil organizada. As atividades estarão apoiadas em cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; Monitoramento.

Ações desenvolvidas: 

1) Abordagem e cadastramento das crianças, adolescentes e familiares nos circuitos do Carnaval identificadas em situação de trabalho infantil; 

2) Encaminhamento das famílias para inclusão em serviços, programas e benefícios socioassistenciais; 

3) Campanha de sensibilização da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e da violência sexual de crianças e adolescentes, intitulada “Criança não é mão de obra”, com distribuição de material informativo; 

4) Monitoramento dos espaços de comercialização e concentração de ambulantes; 

5) Encaminhamento de crianças e/ou adolescentes aos Centros de Convivência Temporários instalados nos circuitos da folia momesca. 

Serviços ofertados: 

  1. Abordagem Social

Contará com um efetivo de 36 equipes, totalizando 166 profissionais em atuação 24 horas. O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada, identificando a incidência de trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua, dentre outras violações de direitos. 

  1. PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Durante o Carnaval 2019, a Semps realizará a divulgação da campanha “Criança não é

mão de obra” para informar e conscientizar a população sobre os riscos e as consequências para a formação intelectual e física para crianças e adolescentes expostos a situações de trabalho. Além disso, serviços socioassistenciais serão disponibilizados para as famílias. A medida é preconizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

  1. Plantão Integrado (SGD e Rede)

A Semps também estará presente no Plantão Integrado de Proteção, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e que será instalado na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes. O local funcionará como ponto de atendimento, orientações jurídicas, denúncias, encaminhamentos e ação de sensibilização às diversas iniciativas de proteção aos direitos humanos, como combate ao racismo, intolerância religiosa, exploração sexual e trabalho infantil. A estrutura funciona a partir do dia 28/2 e até o dia 6/3. O trabalho é desenvolvido em parceria com demais órgãos estaduais, municipais e ONGs, além do Ministério Público. 

  1. Plantão Centralizado Semps

A Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) da secretaria terá uma estrutura de plantão com logística de apoio para todos os serviços ofertados durante o Carnaval, que funcionará 24 horas na sede da pasta. O Serviço Especializado de Abordagem Social, voltado para situações de violações de direitos e riscos sociais para pessoas adultas e famílias em situação de rua e migrantes, também funcionará no Carnaval, tendo posto de apoio no prédio da Semps. 

  1. Turma da Pulseirinha

As equipes do SEAS e PETI também irão fazer a identificação das crianças que

estiverem acompanhadas dos responsáveis com pulseiras, além de promover orientações para a segurança dos pequenos. Dentre as recomendações estão a colocação de pulseira nas crianças com o nome delas e dos pais e o  telefone de contato; orientação a respeito da exploração sexual; levar documentação das crianças e responsável; manter os menores por perto para não se perderem; e evitar local de maior aglomeração. 

  1. Camarotes Acessíveis

Em parceria com a Unidade de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, a Semps vai disponibilizar três camarotes no circuito da festa para receber idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados, localizados no Campo Grande e Piedade, respectivamente. Já a estrutura que será montada no bairro de Ondina receberá os dois públicos. O horário de funcionamento dos camarotes varia, para adequar-se aos horários de apresentação das atrações no circuito. No Campo Grande será das 12h às 20h (60 idosos por dia); na Piedade, das 12h às 21h (100 pessoas com deficiência por dia); e em Ondina, das 17h às 2h (100 idosos ou pessoas com deficiência por dia). 

  1. Conselho Tutelar

Os conselheiros tutelares atuarão durante o Carnaval distribuídos em três sedes nos circuitos da festa. As ações envolvem oferta de medidas de proteção e zelo por crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, combatendo episódios de ameaças e violação de direitos. Os postos do Conselho Tutelar serão implantados nas escolas Úrsula Catarino (Rua do Rosário, 9, Centro), Wilson Lins (Rua Macapá, Ondina – próximo da entrada do zoológico) e Santa Terezinha do Menino Jesus (Rua Fernão de Magalhães, 2, Chame-Chame. Contatos: (71) 9993-38394 / 9973-52547 / 99733-8480 / 3202-2338. 

  1. Encaminhamentos

Após o Carnaval os casos cadastrados em situação de trabalho infantil serão encaminhados para acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de incluídos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os cadastros de crianças e adolescentes de outros municípios serão encaminhados para a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a fim de garantir acompanhamento das famílias no processo de regionalização socioassistencial.

  1. Denúncias

A pessoa que presenciar situações de violação de direitos poderá registrar sua denúncia, informando o local, através do Disque 100. 

MULHERES E JUVENTUDE

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) é responsável em propor, articular, elaborar e coordenar ações municipais para promover a equidade de gênero, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a autonomia e o exercício da cidadania das mulheres, crianças e jovens. Durante as festividades do Carnaval, a SPMJ disponibilizará espaços de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores, que trabalham durante a festa.

Durante os sete dias de Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março, a SPMJ terá quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis para os filhos de ambulantes e catadores cadastrados na Prefeitura. Com capacidade de 100 crianças em cada unidade, por período integral, também poderão ser encaminhados menores por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

Locais das Casas de Acolhimento Provisório: 

1) Escola Municipal Osvaldo Cruz

Endereço: Rua do Meio, 13 - Rio Vermelho

Crianças de 7 a 17 anos

2) Escola Municipal Casa da Amizade

Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277 - Jardim Apipema

Crianças de 0 a 6 anos

3) Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas

Endereço: Rua da Mangueira, 19 - Nazaré

Crianças de 7 a 17 anos

4) Colégio Estadual Senhor do Bonfim

Endereço: Rua General Labatut, 49 - Barris

Crianças de 0 a 6 anos

OBSERVATÓRIO DE DISCRIMINAÇÃO


O Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher é um projeto da Prefeitura coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A iniciativa atua durante a folia na observação, registro e/ou encaminhamento de situações de ato racista ou violência contra a mulher e LGBTs. 

Cerca de 160 pessoas vão atuar nesse sentido, sendo 90 observadores e os demais coordenadores e supervisores. Os profissionais estarão distribuídos em equipes volantes, com três focos distintos: discriminação racial, público LGBT e situações envolvendo a mulher. O Observatório conta ainda com seis postos, distribuídos na Piedade, Castro Alves, Casa D’Itália, Farol da Barra, antigo Clube Espanhol e Largo do Camarão.

Após diálogo, a Polícia Civil decidiu disponibilizar este ano três delegacias especializadas durante o Carnaval 2019. Duas delas vão atender aos casos de violência contra a mulher e a terceira em atendimento a casos de racismo e LGBTfobia.

Todo o esforço tem como objetivo transformar os dados em indicadores para a criação de políticas públicas, através da articulação intersetorial entre órgãos, entidades governamentais e sociedade civil organizada. É resultante das ações do Observatório, por exemplo, a existência das casas de acolhimento para menores no circuito do Carnaval, a organização dos EPIs para cordeiros, o Estatuto do Carnaval e a indicação da necessidade das cooperativas para catadores de material reciclado, dentre outras ações.

Denúncias:


WhatsApp
: (71) 98622-5494

Sitewww.reparacao.salvador.ba.gov.br, ícone Denuncie.

DEFESA CIVIL

Durante o período anterior e durante o Carnaval, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realiza vistorias com o objetivo de identificar problemas existentes nos circuitos. São propostas e executadas medidas para diminuir os riscos, com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer. A operação para o Carnaval terá 51 colaboradores, três bases operacionais e oito pontos de observação.

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) é a ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes durante o megaevento. As vistorias percorrem os circuitos do Carnaval, onde acontecem a concentração dos blocos e trios, quando são analisados e encaminhados aos órgãos parceiros as correções necessárias.

Fiação de telefonia baixa e solta, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados e pedras portuguesas soltas têm sido as principais irregularidades constatadas pela equipe. Durante a festa, o órgão mantém postos próprios nos circuitos Centro (Campo Grande) e Barra/Ondina,  além de partilhar os da Saltur.

Paralelamente, no intervalo de realização do Carnaval, entre 28/2 a 6/3, a Codesal reforçará seu plantão de 24 horas na sede do órgão, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), atendendo pelo telefone gratuito 199.

DESENVOLVIMENTO E URBANISMO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) é responsável pelo licenciamento e fiscalização das instalações dos camarotes, praticáveis, arquibancadas e similares em áreas públicas ou privadas. O órgão também realiza o licenciamento e fiscalização de exibição de publicidade e exercício de atividades provisórias como (bar, balcão, depósitos e estacionamento).

Além disso, a Sedur fiscaliza a utilização de marquises nos circuitos do Carnaval, vistoria a instalação em áreas verdes e descarte final de produtos e alimentos, bem como o monitoramento de trios elétricos para evitar descartes de produtos no mar. A Sedur contará com 195 profissionais (engenheiros de segurança e ambiental, arquitetos, técnicos, fiscais e pessoal de apoio). Durante o Carnaval, a Sedur fica em regime de plantão 24 horas.

Licenciamento – Na sede da Sedur, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3244, Edifício Empresarial Thomé de Souza, as equipes vão atender também o Carnaval dos Bairros e as denúncias sobre obras, atividades e publicidades irregulares em outras regiões da cidade.

* Bases operacionais e equipe de comando da Sedur 

  1. Barra – Rua Airosa Galvão, em frente ao Shopping Barra
  2. Campo Grande – Praça 2 de Julho
  3. Castro Alves – Praça Castro Alves, ao lado do Espaço Glauber Rocha
  4. Ondina – Sabino Silva, Largo do Camarão

MANUTENÇÃO

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), promove serviços preventivos e corretivos executados antes, durante e depois da realização do Carnaval. São ações diversas e vistorias permanentes nos circuitos oficiais, carnavais de bairro, vias de acesso a estes locais e demais áreas determinadas pela coordenação da folia. Durante a Operação Carnaval, prossegue ainda a programação de serviços dos órgãos, com atuações corriqueiras e emergenciais por toda a cidade. 

No total, a Seman terá sete equipes divididas em plantões 24 horas, com 135 profissionais envolvidos. São ações da Seman: desobstrução e recuperação das redes de drenagem pluvial; apoio à Transalvador no fechamento de vias; proteção dos equipamentos e monumentos públicos com instalação de tapumes; Operação Tapa-Buracos; atendimento emergencial em casos de alagamento, escoramento e isolamento de marquises, em conjunto com a Codesal; poda de árvores; desmontagem e montagem dos equipamentos de mobiliário urbano do evento; e vistorias e mapeamento de áreas com o uso de drones.

OUVIDORIA

A Ouvidoria Geral do Município do Salvador (OGM) será parte integrante do esquema

de suporte ao folião e a atuação acontecerá nos circuitos oficiais do Carnaval. Durante a festa, a Ouvidoria atuará através do Fala Folião 156 – canal de atendimento 24 horas para todo e qualquer tipo de informação, solicitação ou outras demandas referentes à festa. 

Serão disponibilizados também os balcões de atendimento ao folião fixos no Elevador Lacerda, Pelourinho, Campo Grande, Barra e Ondina, além de mais 10 equipes itinerantes espalhadas por todos os circuitos. Para atendimento às demandas do público, a OGM contará com a colaboração efetiva dos órgãos operacionais que se utilizam dessas informações durante o evento. 

Outra estratégia adotada pela OGM é a utilização de “mochilas-pirulito”, acessório de identificação acoplado às costas dos integrantes das equipes volantes, apontado no

ano passado como importante estratégia na captação de informações junto ao folião nos principais circuitos da festa. O trabalho operacional vai contar com o uso de smartphones, o que possibilitará registro das solicitações e emissão de relatório gerencial para cada área operacional dos órgãos em tempo real. 

A dinâmica do grupo é identificar, através da opinião do folião, pontos fortes e fracos na organização do evento e situações operacionais que ocorram. Serão registradas ainda sugestões para melhorias e aferição da qualidade dos serviços municipais em atuação no evento, a exemplo do trânsito, ambulantes e limpeza urbana, dentre outros. 

Os registros serão computados através de sistema informatizado, que organiza e repassa de imediato as demandas para os órgãos operacionais existentes no evento. Esta ação possibilita a resposta mais rápida, além de proporcionar conhecimento e controle por parte do órgão que origina as solicitações sobre o que ocorre no período da festa. 

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 

A Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) atuará com a promoção de ações sustentáveis durante a folia soteropolitana. O principal destaque é a certificação “Eu Promovo Carnaval Sustentável” para camarotes que consigam transformar o ambiente da festa em um lugar capaz de integrar as questões sociais, enérgicas, econômicas e ambientais. 

Dentre as iniciativas a serem adotadas para a obtenção da certificação estão a utilização de lâmpadas ecoeficientes (LED), materiais recicláveis para a decoração de espaços, disponibilização de rampas para acesso a cadeirantes, reutilização de água nos banheiros, coleta seletiva, promoção de campanhas de combate ao racismo e oferta de alimentos mais saudáveis, dentre outras ações de caráter sustentável. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

A Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), responsável pelo desenvolvimento e suporte de toda a parte de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Prefeitura, também estará presente na maior festa de rua do planeta no desenvolvimento de sites e aplicativos, assim como o suporte técnico. Dentre as ações Carnaval estão a rede Wi-Fi gratuita, que será oferecida nas principais áreas dos circuitos a partir do dia 23/2. 

Além disso, serão instalados links de dados de alta velocidade para as atividades da Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, camarotes oficiais, central de vistoria dos trios e transmissão ao vivo pela internet. Serão promovidas, também, instalação de redes lógicas e telefonia, além de desenvolvimento e suporte de sistemas e aplicativos que serão utilizados pelos órgãos e entidades da Prefeitura. 

A Cogel prestará também suporte à operação do sistema de videomonitoramento e dará apoio à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nas ações de fiscalização de ondas de rádios piratas. 

COMUNICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) atuará com equipes de profissionais das áreas de jornalismo, fotografia, produção de conteúdo em vídeo, redes sociais e administrativo. A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, montada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, contará com toda a infraestrutura necessária para atuação dos profissionais de comunicação credenciados, com mesas, computadores e acesso à internet, nos mesmos moldes de uma redação. Além disso, haverá um espaço reservado para coletivas de imprensa. 

Serão disponibilizados praticáveis com 21 cabines de rádio, garantindo a retransmissão da festa para mais de 200 cidades. Todo o material produzido pela Secom – textos, fotos, áudios e vídeos – vai estar disponível em tempo real através da Agência de Notícias (www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br), além de ser enviado através de diversas ferramentas para a imprensa credenciada. No total, cerca de 2,5 mil profissionais/veículos se credenciaram para cobertura do Carnaval. 

* Funcionamento da Sala de Imprensa Oficial do Carnaval

Horário: 8h às 22h

Local: Praça 2 de Julho, Campo Grande, Centro

Telefone: (71) 3202-6265 

* E-mail oficial

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

* Para baixar conteúdo de imprensa
- Site www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br 

* Redes oficiais do Carnaval de Salvador

- Site: www.curtacarnaval.com.br

- Instagram: @salvadormeucarnaval

- Facebook: www.facebook.com/SalvadorMeuCarnaval

- Twitter: www.twitter.com/ssameucarnaval 

* Redes da Prefeitura de Salvador

- Instagram: @prefsalvador

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- Flickr: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesalvador/

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