A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua registrando movimento tranquilo nos quatro Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade para prestar atendimento a baianos e turistas durante a Copa do Mundo. Desde o último dia 12 de junho, quando foi iniciado o plano operacional de assistência, foram realizados 114 atendimentos, a maioria de casos sem gravidade, como cefaleia, vômito, hipertensão e entorses, entre outros.

Desse total, 36 foram registrados na sexta-feira (20): dois deles no PMA Barris; três em Nazaré, e 31 no PMA Barra. A unidade instalada na Avenida Mário Leal Ferreira não registrou ocorrências. As atividades nos postos médicos avançados são iniciadas três horas antes das partidas de futebol realizadas em Salvador e encerradas cerca de duas horas após o término do jogo. Já na unidade instalada na Barra, onde acontece a Fan Fest, os serviços são prestados sempre das 12h às 24h.

Proteja o Gol – Para estimular a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce da Aids, a Prefeitura e a Unaids realizam a campanha Proteja o Gol. Em dias de Fan Fest, uma unidade móvel realiza testes rápidos para detecção do HIV. Desde a última quinta-feira (12), quando as atividades começaram, foram realizados 503 testes, com 12 casos positivos, todos encaminhados para tratamento na rede de referência. Além disso, agentes comunitários de saúde já distribuíram 115 mil camisinhas para estimular o sexo seguro.