Com o objetivo de alertar os homens para os cuidados com a saúde e os riscos do câncer de próstata, doença que causou o óbito de 156 deles de janeiro a agosto deste ano, em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou diversas ações para o Novembro Azul. Na rede municipal, cerca de 15 mil atendimentos entre consultas, exames, vacinas e testes rápidos voltados para o homem serão realizados durante o mês.

A abertura da campanha acontece oficialmente na próxima terça-feira (06), no auditório da Universidade Salvador (Unifacs), às 8h, na Av. Paralela, com a participação do secretário municipal de saúde, Luiz Galvão. A temática abordada será “Masculinidades e Saúde Mental: Homem também chora”.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda, a SMS desenvolveu uma programação visando estimular a saúde preventiva do público masculino. “Nossa perspectiva é ampliar o acesso dos homens às ações de prevenção e oportunizar o acesso aos exames, ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês”, explica.

Apesar de todo o esforço de campanhas como o Novembro Azul, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque. “O tema deste ano foi escolhido justamente para quebrar esse tipo de preconceito. Geralmente o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e 'coisa de mulher'. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, destacou Adriana Miranda.

Atividades - Durante o Novembro Azul, inicialmente serão oferecidas 500 vagas para exames de ultrassonografias no Hospital Municipal de Salvador, além de 150 vagas para consultas com urologistas, sendo 50 por dia sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Doença - O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.