Sessenta e nove mil doses das vacinas contra pólio e sarampo já foram aplicadas durante a campanha nacional de imunização em Salvador. Com o incremento, sobe para 25% a cobertura vacinal da estratégia no município. Apesar do número de crianças protegidas ainda ser considerado pequeno, a procura pelas doses nos 125 postos da rede municipal apresentou um aumento significativo nos últimos dias.

“Percebemos um aumento acentuado da procura pelas vacinas nos últimos dias e esperemos que esse crescimento continue sendo intenso ao longo da semana, já que a imunização é a melhor medida para evitar a circulação desses vírus em nossa cidade”, alertou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador.

Até 31 de agosto, 125 unidades salas de vacina da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão disponibilizando as doses, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h. A meta em Salvador é proteger pelo menos 95% das 134 mil crianças que contemplam a população elegível na cidade, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Esse ano, foram confirmados mais de mil casos de sarampo no Brasil. Já em relação à paralisia infantil, apesar de não haver registros da doença no país desde 1988, a queda considerável no número de crianças vacinadas em todo país coloca sob ameaça o retorno da patologia que era considerada como erradicada no território nacional.