Mais de 12 mil preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido foram distribuídos, além de 126 testes rápidos realizados para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Esse é o balanço do projeto Fique Sabendo ocorrido durante a partida entre Bahia e Chapecoense, na Arena Fonte Nova, neste domingo (26). Desse total, cinco torcedores foram diagnosticados positivamente para sífilis. Não houve ocorrências de HIV e demais patologias durante a estratégia.

Os usuários com sorologia positiva contaram com o acolhimento e orientação dos aconselhadores, e foram encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em todo o planeta no dia 1º de dezembro e foi promovida para estimular o diagnóstico precoce e a quebra da cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para o enfrentamento das doenças, a SMS oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C durante o ano inteiro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros; do Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade; e em todas unidades básicas de saúde da capital baiana.