0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma palestra de incentivo ao diagnóstico precoce de hepatites virais, no auditório do Multicentro Carlos Gomes. A ação, que é parte da programação do Julho Amarelo, envolveu profissionais da área da saúde e contou com a palestra do doutor Raimundo Paraná, médico especialista no combate a hepatite. Foram abordadas estratégias de como identificar a doença, como administrar o fluxo de pacientes e os cuidados que precisam ser tomados após o diagnóstico.

 “Queremos que o paciente seja bem triado e, consequentemente, possa viver melhor. Às vezes o enfermo em questão não sabe nem identificar o que tem, então a ideia é que ele seja reconhecido rapidamente pelas equipes de saúde e, logo em seguida, encaminhado para o tratamento adequado”, explicou Flávia Guimarães, enfermeira responsável pelas hepatites virais dentro da Vigilância Epidemiológica.

Para Rejane Lima, enfermeira coordenadora do Segundo Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora, participar dessa iniciativa é também de grande importância para seu crescimento profissional. “Eu achei importante porque na nossa unidade realizamos os testes rápidos para identificar a doença. Com essa iniciativa, conseguimos atender melhor a essas pessoas”, afirmou.

Para o diagnóstico, o município conta com a oferta de testagem rápida para as hepatites dos tipos B e C, de forma gratuita, em mais de 100 unidades de saúde. Os pacientes com o resultado positivo, realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência ao portador da patologia, onde irão receber o suporte necessário para o tratamento integral e gratuito.

“Salvador teve uma melhora grande em relação ao atendimento das hepatites virais ao oferecer a opção de três serviços municipais, que contam com uma equipe multidisciplinar para o atendimento dos casos, além da ampliação da testagem rápida para mais de 100 unidades de saúde de Salvador. É preciso que a população procure as unidades, pois quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido será o encaminhamento para o serviço especializado, oportunizando a esse paciente qualidade de vida”, finalizou Flávia Guimarães.

A doença - Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As principais formas de transmissão são através do sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos perfurocortantes.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...