A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, realiza neste domingo (21), durante a 13ª edição da Parada Gay, o projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV. O posto de coleta funcionará ao lado do Teatro Castro Alves, das 10h às 14h, e o resultado do exame sai em até 30 minutos.

Agentes comunitários da saúde também trabalharão no em torno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença sexualmente transmissível.

Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a Prefeitura ampliou de 33 no início de 2013 para 96 unidades em maio de 2014 o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.