Unidades estarão distribuídas pela região do Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Brotas, funcionando das 8h às 17h

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à vacina contra a febre amarela na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também disponibilizará postos de vacinação neste fim de semana, sábado (1º) e domingo (2). As unidades funcionarão das 8h às 17h e estarão distribuídas pela região do Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Brotas, locais onde foram confirmados os três primeiros casos da doença em macacos.

“Deflagramos essa mobilização no final de semana para assegurar o acesso dos soteropolitanos à imunização, já que muitas pessoas enfrentam dificuldade durante a semana de se deslocar até um posto devido a outras tantas atividades diárias. Mas reiteramos que esta é uma estratégia de prevenção, já que não há registro de febre amarela em humanos em Salvador”, pontuou Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde do Município. A técnica acrescentou que a SMS tem intensificado o trabalho para impedir a circulação do vírus com borrifação de inseticida para eliminação dos mosquitos em todas as regiões onde ocorreram morte de macaco com diagnóstico positivo para febre amarela, monitoramento das áreas e busca ativa de possíveis episódios do agravo.

Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), a SMS disponibilizou 26 postos de referência para o serviço de vacinação. Apesar da grande procura, não foram registradas complicações. “Tivemos uma grande demanda no início da manhã com algumas intercorrências pontuais provocadas pelo fluxo intenso de pessoas nos pontos de imunização, mas logo depois conseguimos atender a todos que buscaram o serviço sem dificuldades. Queremos tranquilizar a população porque nesse momento nosso estoque vai garantir a proteção de todos. Por isso não há motivos para pânico e correria às unidades de saúde”, finalizou.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, se reuniu com representantes do Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir a situação epidemiológica de Salvador e a importância do envio de vacinas para a capital baiana. Durante o encontro, o gestor conseguiu pleitear o repasse de mais 300 mil doses da vacina, com chegada prevista para os próximos 10 dias, além de reposição semanal do estoque municipal pelo governo federal.

Público alvo - O esquema de vacinação da febre amarela acontece em duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica para avaliação do benefício e o risco da vacinação.

Unidades e pontos estratégicos para vacinação febre amarela no fim de semana:

Sábado:

- Multicentro Amaralina –Avenida Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.
- Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga – Avenida Centenário, s/n, Centenário.
- Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro
- Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno - Rua 8 de Agosto, s/n - Candeal Pequeno
- Unidade de Saúde da Família Santa Luzia - Rua Almirante Alves Câmara, 112 - Engenho Velho de Brotas
- Unidade de Saúde da Família Manoel Vitorino - Avenida Dom João VI, 450 - Brotas
- Centro de Saúde Cosme de Farias - Rua Direta de Cosme de Farias, s/n
- Unidade de Saúde da Família Estrada da Cocisa – Rua Monte Claros, s/n, Paripe (final de linha da Cocisa)
- Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.
- Unidade de Saúde Sérgio Aroucha - Rua Carioca, s/n - Paripe
- Colégio Militar do Exército -Rua das Hortências, Pituba (Próximo a Fundação Baiana de Cardiologia)
- Parque Social - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1213 (Parque da Cidade)
- Igreja Assembleia de Deus - Rua Vila Catarino, s/n - Vila Laura
- Associação Comunitária Vila Laura - Rua Genésio Sales, s/n - Vila Laura
- Igreja Católica Jesus de Nazaré - Rua Mário Rego dos Santos, 50 Vila Laura

Domingo:

Multicentro Amaralina –Avenida Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.
- Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro
- Centro de Saúde Cosme de Farias - Rua Direta de Cosme de Farias, s/n
- Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.
- Unidade de Saúde Sérgio Aroucha - Rua Carioca, s/n - Paripe
- Colégio Militar do Exército - Rua das Hortências, Pituba (Próximo a Fundação Baiana de Cardiologia)​