0
0
0
s2sdefault

Referência no tratamento de tuberculose, a unidade de saúde Ramires de Azevedo, localizada em Nazaré, conta com atendimento especializado para diagnóstico e tratamento da doença.

Referência no tratamento de tuberculose, a unidade de saúde Ramires de Azevedo, localizada em Nazaré, conta com atendimento especializado para diagnóstico e tratamento da doença. Só no mês de agosto foram contabilizados 105 atendimentos no local. A tuberculose é uma doença contagiosa, ocasionada por uma bactéria, cujo principal sintoma é a incidência de tosse com ou sem catarro por mais de três semanas. Entre os grupos mais afetados estão idosos, transplantados, diabéticos e portadores do vírus HIV. Adultos e crianças com baixa imunidade também podem adquirir a bactéria ao manter contato com algum individuo infectado.

No Ramires de Azevedo são realizados exames como raio-x e baciloscopia (exame do escarro), procedimentos necessários para detectar a patologia. De acordo com a médica da unidade Josely Pedrosa o tratamento é realizado através de medicamentos e tem duração média de seis meses, podendo ser prorrogado caso o paciente não esteja curado. Para evitar a proliferação da bactéria, indivíduos próximos ao doente também passam por tratamento, mesmo que não apresente sintomas.

Seguindo o tratamento corretamente o paciente infectado tem quase 100% de chance de cura. Segundo a enfermeira Gicele Dórea, o grande problema na recuperação é a falta de comprometimento dos pacientes, que param o uso dos medicamentos por conta própria ao sentir alguma melhora. “Essa atitude faz com que a doença fique mais forte e resistente a medicação, e por vezes o tratamento pode durar mais que o tempo estimado”, explica. O acompanhamento do paciente ocorre através de consultas mensais.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...