Gestor do Fundo Municipal da Saúde, Jerônimo Cerqueira, prestou esclarecimentos acerca da dívida da Prefeitura junto à instituição hospitalar, com a apresentação de documentos comprobatórios.

Na reunião realizada na tarde desta quarta-feira (10) no Ministério Público da Bahia para discutir a situação do Hospital Espanhol, o gestor do Fundo Municipal da Saúde, Jerônimo Cerqueira, prestou esclarecimentos acerca da dívida da Prefeitura junto à instituição hospitalar, com a apresentação de documentos comprobatórios.

De acordo com Cerqueira, a pendência correspondia a saldos remanescentes de 2012 e anos anteriores, o que totalizava cerca de R$1,9 milhão. Deste montante, houve arresto bancário de R$840 mil pela Caixa Econômica Federal para pagamento do empréstimo contraído pelos gestores do Espanhol junto ao banco. Ainda de acordo com Cerqueira, após a Prefeitura efetuar o pagamento de R$ 622 mil no ano passado, equivalente a 60% do valor, restou o montante de R$ 429 mil que encontra-se bloqueado pela Justiça trabalhista mediante processo nº 0000048.99.2013.5.05.0999.

Há quatro meses, quando a Secretaria Municipal da Saúde foi notificada pela decisão judicial, ocorreu a suspensão do encaminhamento de novos pacientes para o hospital, permanecendo apenas os 90 que já encontravam-se em tratamento. No decorrer dos meses, os mesmos foram sendo encaminhados para clínicas conveniadas ao SUS para continuidade do tratamento, restando na unidade, na data de hoje (10), 50 pacientes em diálise. Esta semana, outros 18 serão transferidos, e os demais até o final do mês.

Para isso, a comissão de nefrologia da SMS, formada por médicos e enfermeiros, estará identificando os endereços desses pacientes para encaminhá-los para unidades mais próximas de suas residências, visando oferecer o maior conforto na continuidade do tratamento.