Depois de visitar as localidades de Nordeste de Amaralina, Valéria, Fazenda Coutos III e Ilha Amarela, o Castramóvel – serviço itinerante de castração de cães e gatos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – está presente no bairro de Cajazeiras X. Iniciado na segunda-feira (1°), o atendimento está sendo feito na Unidade de Saúde da Família, localizada na Rua Ministro Apolônio Sales, Rua D, Quadra D, s/n, Setor 2, até o dia 1° de outubro.

Serão realizadas até 50 cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos por dia, com o intuito de controlar da população desses animais. “Evitamos, assim, a transmissão de doenças aos humanos e conscientizando da importância do procedimento para a saúde do bicho”, esclarece o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.

Para que os animais passem pelos procedimentos, é realizada uma triagem no local sempre as segunda e terça-feira, das 8h às 12h, onde os proprietários devem apresentar originais e cópia da RG, CPF, cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. Após a triagem, é marcado o dia da cirurgia de castração, que é realizada as quartas e às quintas-feiras.Para fazer a cirurgia de castração, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à esterilização não podem estar em período gestacional.

A técnica de enfermagem Pâmela Dias levou o gato de 8 meses para o serviço. “Procurei o Castramóvel porque oferece serviços gratuitos e um bom atendimento. Tô gostando muito”. Já a professora Maria Cândido vai trazer três cadelinhas, uma de cada vez para castrar. “Eu achei que seria demorado e cansativo, por isso optei por trazer meus animais separados. Mas me surpreendi - o atendimento é muito rápido”, ressaltou.