0
0
0
s2sdefault

Quem passou na terça-feira (15) pela Unidade Básica de Saúde Clementino Fraga, que funciona no 5° Centro de Saúde, nos Barris, pôde obter mais informações sobre a proteção e apoio ao aleitamento humano. Isso porque a unidade foi palco de uma ação promocional que visa divulgar e ensinar sobre o tema, dentro da programação do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo a amamentação.
 
Moradora do bairro Pituba, a gestante Malu Peixoto considerou as experiências adquiridas durante o evento como enriquecedoras. “É muito importante se preparar e entender que o aleitamento humano é fundamental para a alimentação da criança e, além disso, entender todo o bem que ele vai gerar no desenvolvimento do meu filho”, explica.
 
As salas de apoio abrigaram palestras que trataram de temas como o contato pele a pele, a importância da licença-maternidade estendida para mães de prematuros, a importância da puericultura, aleitamento humano, além da amamentação como um ambiente promotor de qualidade de vida, educação e inclusão e outros aspectos.
 
A coordenadora do 5º Centro de Saúde, Jamile Oliveira, enfatizou a importância do leite humano e da rede de acolhimento oferecida através da Prefeitura de Salvador. “O leite humano é considerado o melhor alimento que o recém-nascido pode receber. Ele é fundamental para o desenvolvimento e alimentação do bebê, além de ser um grande aliado no combate à mortalidade infantil. Por isso, a nossa intenção é acolher essas pessoas e estreitar os laços entre a maternidade e a atenção primária, oferecendo suporte para essas mães gestantes e em planejamento familiar e partilhando informações pertinentes sobre amamentação e o leite humano.
 
No local ainda foram ofertados aos usuários serviços como o pré-natal, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); atualização da caderneta vacinal e minicursos sobre amamentação e puericultura. Além disso, foram arrecadados potes para doação aos bancos de leite humano da cidade, bem como as gestantes presentes foram incentivadas a fazer doação do leite.   

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS  


0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...