O bairro de Dom Avelar é a nova localidade beneficiada com o Programa Saúde dos Bairros, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que visa otimizar o acesso a consultas e exames através de atendimento itinerante. A abertura oficial das atividades acontece nesta quarta-feira (26), às 8h, na Rua das Ursulinas, anexo à Igreja Comunidade São José Operário.

A titular da pasta, Ana Paula Matos, ressalta que, apesar do fim da emergência internacional causada pela Covid-19, a população ainda sente os reflexos de dois anos de comprometimento do acesso à saúde preventiva. Isso porque muitas pessoas deixaram de comparecer aos serviços de saúde ou abandonaram tratamentos devido às restrições impostas pela pandemia.

“Com isso, o desafio é, além de continuar controlando a circulação do coronavírus dando amplo acesso à vacinação, ofertar exames e consultas para reduzir essa demanda reprimida. Essa é a proposta do Saúde nos Bairros. Então, toda vez que chegamos em uma nova localidade o sentimento é de otimismo, porque estamos assegurando uma série de cuidados à população”, afirmou.

A população beneficiada em Dom Avelar é estimada em quase 12 mil pessoas. No entanto, moradores de áreas adjacentes também terão acesso a diversos serviços como consultas nas áreas clínica, cardiológica, pediátrica e urológica; exames de ecocardiograma transtorácico e eletrocardiograma, ultrassonografias (abdômen total, articulação, obstétrica, partes moles, doppler colorido dos vasos, tireóide, mama bilateral, obstétrica, pélvica, próstata via abdominal, aparelho urinário), mamografia, laboratório, vacinação e encaminhamentos para raio-X, procedimentos odontológicos e agendamento para exame citopatológico.

Nos 11 bairros beneficiados com a iniciativa já foram mais de 210 mil procedimentos realizados, reduzindo significativamente a fila de espera na rede SUS. Em Dom Avelar, o programa funcionará das 8h às 17h. Para acesso aos serviços, os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e requisição de exames. Na falta do pedido médico, o cidadão passará por uma consulta clínica no próprio local, com vagas limitadas ofertadas diariamente.

Texto: Ascom/SMS PMS