Em alusão ao Dia Nacional do Homem, comemorado neste sábado (15), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Campo Temático Saúde do Homem e Distritos Sanitários, realizará uma edição especial do “Sábado do Homem”. A partir das 8h, 54 unidades de saúde serão abertas para atender especificamente a população masculina.

Entre os serviços ofertados estão consulta médica, de planejamento reprodutivo e pré-natal do parceiro; atendimento odontológico, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação; bem como serão feitos encaminhamentos para vasectomia e clínica de sexualidade. Nas unidades serão realizadas palestras educativas com variados temas e, para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apesentar documento de identificação (RG e Cartão SUS).

“A iniciativa tem por objetivo ampliar o acolhimento dos homens adultos, integrando essa população à cultura da prevenção, além de buscar atender de forma integral suas necessidades. Uma vez que historicamente a população masculina frequenta menos os serviços de atenção primária e realizam menos consultas médicas, ações como essa são importantes estratégias de sensibilização e estímulo ao cuidado. A prevenção e hábitos saudáveis auxiliam na promoção e manutenção da saúde e do bem-estar, e são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida”, reforça a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Números – No primeiro semestre deste ano, várias atividades fora da rotina semanal das unidades básicas já foram realizadas na rede municipal com foco na saúde masculina. Entre os temas trabalhados nas atividades estão: alimentação saudável, autocuidado, ISTs, câncer de próstata, diversidade de gênero, paternidade responsável, dentre outros.

Ao todo, 3.453 homens foram atendidos. Registra-se ainda um saldo de quase 3 mil consultas com médicos e enfermeiros; 845 atendimentos odontológicos; 4.239 procedimentos e 4.772 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Além disso, foram realizados 4.827 procedimentos como aferição de pressão, glicemia, peso e altura, e vacinação.

A maior adesão foi de homens entre 40 a 69 anos, representando 62% dos atendimentos, com predomínio da faixa etária entre 50 a 59 anos. Esse dado chama atenção para a necessidade de uma maior adesão de homens mais jovens às políticas preventivas, como destaca Igor Mota, técnico do Campo Temático da Saúde do Homem da SMS.

“Os jovens estão mais suscetíveis às doenças infectocontagiosas e situações de causas externas que podem incluir violência e acidentes de trânsito. Nossa perspectiva é ampliar o acesso da população masculina às ações educativas e de prevenção com o objetivo de promover qualidade de vida através do acompanhamento de saúde preventivo e diminuir agravos evitáveis geralmente provocados por falta de atividade física regular, alimentação inadequada e uso abusivo de bebidas alcoólicas”, comenta.

Confira a lista de unidades para este sábado (15):

DS Barra/ Rio Vermelho - USF Federação; USF Menino Joel; USF Lealdina Barros; USF Sabino Silva.

DS Boca do Rio - USF Parque de Pituaçu; USF Imbui; USF Curralinho.

DS Brotas - USF Candeal Pequeno; Usf Vale do Matatu.

DS Cabula - USF Sussuarana; USF Arenoso; UBS Engomadeira; USF Doron; USF Saramandaia; USF Arraial do Retiro; UBS CSU Pernambués.

DS Centro Histórico - USF Gamboa.

DS Itapagipe - UBS Ministro Alkimin; UBS Virgílio de Carvalho; USF Joanes Leste; USF Joanes Centro Oeste.

DS Itapuã - UBS Prof. José Mariane; USF KM 17; USF Itapuã; USF Mussurunga I.

DS Liberdade - USF San Martin III; USF San Martin I.

DS Pau da Lima - UBS 7 de Abril; USF Cecy Andrade; UBS Castelo Branco; USF Canabrava; USF São Marcos; USF São Marcos II; USF Vale do Cambonas; USF Vila Nova de Pituaçu; USF João Roma Filho; USF Gal Costa.

DS São Caetano - USF Pirajá; USF Alto do Peru; USF Jaqueira do Carneiro; USF Capelinha; USF Boa Vista do Lobato; USF Boa Vista de São Caetano; USF Antônio Lazzarotto; USF A. Cabrito; USF Recanto da Lagoa II.

DS Subúrbio Ferroviário - USF Bate Coração; USF Beira Mangue; USF Rio sena; USF São Tomé de Paripe; USF plataforma; USF Ilha Amarela; USF Itacaranha; USF Vila Fraternidade; USF São João do Cabrito.

Texto: Ascom/SMS