O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, realizaram, nesta quarta-feira (12), uma reunião de trabalho com gestores da SMS para divulgar o balanço das ações da pasta neste ano, além de novos projetos para ampliar os atendimentos na rede. Foram discutidas iniciativas como reforma de todas as unidades básicas de saúde da cidade, implantações do Multicentro Pirajá e da Escola Pública de Saúde, entre outras instalações.

Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso em atingir, até o final de 2024, a meta de 70% de cobertura de atenção básica na capital baiana, índice que hoje ultrapassa os 60%. “Nunca se investiu tanto na área de Saúde. Estamos colocando a Saúde com a prioridade que ela tem que ter”, destacou o chefe do Executivo municipal. “Salvador tem mais PAs e multicentros do que há 10 anos. Agora, um dos grandes desafios é que os serviços funcionem bem, com equipes completas, postos com medicamentos. Quanto mais eficientes formos, melhor teremos resultados na aplicação dos recursos públicos como também na satisfação do cidadão, que é o objetivo maior do nosso trabalho”, acrescentou Bruno Reis.

Iniciativas previstas - A Prefeitura ampliará as instalações do Multicentro Adriano Pondé, no bairro do Nordeste de Amaralina, e construirá o novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Pirajá, que oferecerá serviços com linhas de cuidados integrais em hipertensão, diabetes e saúde da mulher, atendendo o distrito de Valéria/Cajazeiras.

Outra estrutura a ser implantada na cidade é a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Dois de Julho (em Pau da Lima), enquanto que já estão em andamento obras do PA Ilha de Maré e da USF Polêmica. A administração municipal também deu início a estudos para implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e de uma UPA em Cajazeiras.

A Escola de Saúde Pública, por sua vez, funcionará na antiga sede da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio. De acordo com a SMS, a instalação ofertará uma educação avançada de tecnologia, com museu interativo, biblioteca, salas multiuso e laboratórios equipados para formação de profissionais.

Postos reformados - De acordo com a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, apenas no primeiro semestre 42 unidades municipais de saúde foram reformadas e mais 14 serão alcançadas até o final do ano. “Criamos uma equipe exclusiva de manutenção predial porque sem estrutura física mínima não conseguiríamos garantir a qualidade de atendimento”, pontuou. Até 2024, todas as 113 Unidades de Saúde da Família (USF) e 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que existem hoje em Salvador serão beneficiadas.

Além dessas intervenções estruturais, explicou Ana Paula, foram destinados investimentos para aquisição de mobiliários e atualização do parque tecnológico da SMS, além de melhorias no sistema Vida – plataforma que gerencia as ações da pasta de forma integrada, facilitando o processo de planejamento e avaliação dos indicadores de saúde do município.

Atenção Primária – Outro foco da SMS foi diagnosticar melhorias para a principal porta de entrada do SUS: a atenção primária à saúde (contempla prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos).

O órgão está discutindo adoção de protocolo de regulação das vagas e planeja disponibilizar para a população toda a carteira de serviço das unidades de saúde, bem como seus horários de atendimento, para facilitar processo de comunicação com os usuários. Também está estudo um aplicativo de gestão do SUS para monitorar o funcionamento dos postos em operação

Atenção Especializada – Ana Paula Matos pontuou a necessidade de a atenção especializada – que compreende ações mais complexas, incluindo procedimentos ambulatoriais e hospitalares – esteja articulada com a atenção primária. “Encontramos a fila de regulação com elevado número de exames especializados (mais de 240 mil). Já realizamos mais de 170 mil atendimentos pelo programa Saúde nos Bairros e estamos estudando o processo de gestão de filas, a fim de garantir maior agilidade na marcação. Inclusive, isso vai passar por capacitar os atendentes das prefeituras-bairros. Metade dos atendimentos feitos nelas são demandas da área de saúde. Criamos também o Saúde dos Olhos que capta pacientes da fila da regulação para consultas e exames oftalmológicos”, revelou.

Outras medidas - As melhorias empregadas nos últimos seis meses ainda envolveram também a qualificação da rede de atenção psicossocial. Já foram convocados 20 psicólogos e 90 enfermeiros.

A Secretaria Municipal da Saúde também irá fortalecer o programa Saúde na Escola. A Prefeitura ofertará para 140 mil crianças que estudam na rede municipal de Educação óculos, imunização e tratamento odontológico. Será lançado ainda um mutirão para oferta de 4 mil cirurgias para mulheres e criada uma nova central de serviço de hemodinâmica.

Reportagem: Thiago Souza/Secom