0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a com a missão de tornar os serviços em saúde mais eficazes para a população LGBT, promovendo compreensão e acolhimento da diversidade de gênero e sexualidade dos usuários. Para isso, já são 33 unidades em processo de implementação da certificação “Unidade Amiga da Saúde LGBT”, nos doze Distritos Sanitários da capital baiana. Na manhã desta quarta-feira (5), foi a vez da USF Ilha de Bom Jesus dos Passos iniciar a inserção nessa estratégia.

Na ocasião, foi realizada visita guiada no equipamento, que possui duas equipes de saúde da família e atende a uma população de 2.236 pessoas, com uma roda de conversa com os profissionais, conduzida por Erik Abade, técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde. Durante a atividade, os profissionais da USF tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre identidade de gênero, orientação sexual e a importância do uso do nome social.

Ao final, foram estabelecidos critérios, ações e melhorias nos serviços que visam a conquista da certificação de Unidade Amiga da Saúde LGBT, reforçando o compromisso em garantir um ambiente inclusivo e livre de discriminação. “Essa iniciativa contribui para um Sistema Único de Saúde (SUS) que promove a igualdade e respeita os direitos da comunidade LGBT, combatendo qualquer forma de LGBTfobia”, declara Erik Abade.

A estratégia de certificação Unidade Amiga da Saúde LGBT vem sendo desenvolvida pela SMS desde 2019. No final deste ano, encerra a primeira etapa de avaliação para certificação, quando a equipe de especialistas da SMS irá avaliar o cumprimento dos critérios estabelecidos e firmados para o acolhimento ao público LGBT, bem como dos serviços prestados em beneficio desses/as.

Conforme Getisêmani Menezes, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS, as linhas de cuidado relacionadas a equidade serão ainda mais valorizadas pela atual gestão da atenção primária. “Qualificar e preparar as equipes para atendimento à diversidade característica do público LGBT é um dos objetivos do SUS de forma geral, e em Salvador é uma missão que segue o propósito de ser cumprida”.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...