Mais de 100 pessoas participaram de uma palestra sobre primeiros socorros para pessoas com deficiência, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) na última sexta-feira (16). A atividade foi realizada na sede da pasta, no Comércio, e orientou famílias de pessoas com deficiência sobre os riscos de acidentes, especialmente para crianças surdas, com Síndrome de Down ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a atividade, foram abordados diversos temas relacionados aos primeiros socorros, incluindo a importância de reconhecer os sinais transmitidos pelas crianças PCD e as técnicas de prevenção que devem ser aplicadas nesses casos. Além disso, o evento trouxe uma exposição de banners informativos sobre políticas públicas de inclusão e teve auxílio de um intérprete de Libras, para garantir o acesso à informação a todos os participantes.

Em uma das explanações, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) ministrou técnicas de prevenção de afogamento e cuidados no banho de mar e piscina. O chefe de setor e prevenção de treinamento da Salvamar, Jou Alexandre, ressaltou que a palestra, além de auxiliar os PCDs e familiares a ter um banho de mar seguro, ajuda também os salva-vidas a ter uma comunicação mais eficaz com este público, diminuindo os riscos de afogamento, engasgo ou condição de epilepsia.

O Grupo Especial de Polícia Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM) também esteve presente na atividade, apresentando orientações sobre como prevenir acidentes com animais peçonhentos dentro das residências. Já o Grupo de Operações com Cães (GOC/GCM) destacou a importância dos cães K9 na terapia de crianças com deficiência.

Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dira Ramos é mãe de Isabella, de 11 anos, portadora de Síndrome de Down, e relatou a importância da atividade. “Eu já tive essa experiência de ver a Isabela convulsionando e não saber o que fazer. Então, uma palestra dessa é muito importante para a gente conseguir dar os primeiros socorros, que são cruciais para salvar uma vida”, declarou.