O programa Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desembarca nesta semana em Cajazeiras, um dos bairros mais populosos da cidade, com a missão de garantir à população fácil acesso à saúde preventiva. O lançamento oficial acontece às 8h com a presença da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos. A estrutura foi montada na Arena da Pronaica, em Cajazeiras X, onde seguirá até o dia 26 de junho.

Desde o lançamento, em abril deste ano, o programa atingiu a marca de 90 mil atendimentos nos bairros já contemplados com a estratégia: Parque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão e Bom Juá. Outra localidade que também será beneficiada nos próximos dias é Fazenda Coutos.

A estruturação do Saúde nos Bairros se deu a partir de um levantamento no banco de dados da SMS sobre demandas reprimidas e maiores localidades afetadas. “Esse nosso projeto vai além de uma feira de saúde ou mutirão de serviços. É chegar mais perto da população, de portas abertas, trabalhando pontualmente nas questões mais importantes e referenciando os cidadãos para a rede municipal de saúde”, afirmou Ana Paula.

Serviços oferecidos – Em cada localidade, os moradores do bairro e adjacências são contemplados com consultas médicas de Atenção Especializada, exames de imagem como ecocardiografia transtorácica, eletrocardiograma, mamografia bilateral para rastreamento, ultrassonografias (abdômen total, tireóide, mamaria bilateral), pélvica (ginecológica); doppler colorido de vasos e vacinação.

"O Saúde nos Bairros tem cumprido com o propósito almejado: de que as pessoas possam ter uma vida com mais qualidade. Além disso, também estamos levando esperança para as pessoas. Uma mostra disso é o caso de uma jovem que sofria com o tamanho das mamas, ao ponto de não ir à praia por desconforto e baixa autoestima. Já demos encaminhamento para as demais consultas e exames para que possa ser realizada a mamoplastia redutora. Realizar sonhos também nos realiza”, completou.

Documentos – Para ter acesso aos serviços prestados, os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e guia dos exames pretendidos (para esses casos). Alguns atendimentos já foram previamente agendados por meio do sistema Vida+ para os usuários que já estavam cadastrados, no entanto também ocorrerão por demanda espontânea para os moradores da região e comunidades adjacentes, sendo essas vagas limitadas aos serviços e procedimentos disponíveis no dia.