A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue com a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya, na capital baiana. Neste sábado (4), das 8h às 12h, os agentes de combate às endemias visitarão as comunidades Boa Vista de São Caetano, Campinas de Pirajá, Barbalho, Santo Antônio, Sete de Abril e Castelo Branco.

A estratégia faz parte do projeto Verão sem Mosquito e, durante a ação, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizarão a visita casa a casa, inspeção para identificação e eliminação de focos do Aedes em logradouros públicos das localidades.

“O enfrentamento à proliferação do mosquito tem sido uma prioridade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses para evitar o avanço dos casos de arboviroses na cidade. Convocamos os moradores dessas localidades para auxiliar o CCZ, recebendo nossos agentes nas casas, bem como evitando locais com água parada que possam servir de criadouro para o inseto”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador.

Nos últimos finais de semana, quando teve início a intensificação, as equipes do CCZ visitaram cerca de 4,3 mil imóveis nos bairros de Mussurunga, Itapuã, Paralela, Cajazeiras IV, Fazenda Grande IV, Tubarão, Periperi, Massaranduba, Vila Ruy Barbosa, Pernambués, Arraial do Retiro, Liberdade, Caixa D’água e Imbuí. No total, foram inspecionados mais de 8,6 mil depósitos e eliminados mais de 1,5 mil focos do mosquito na estratégia.

Ponto de partida das ações deste sábado (4):

- Boa Vista de São Caetano – Associação de Moradores da Boa Vista de São Caetano;
- Campinas de Pirajá – Largo de Campinas;
- Barbalho e Santo Antônio – Em frente ao Colégio Iceia;
- Sete de Abril – Associação de Moradores de Sete de Abril;
- Castelo Branco - Centro Social Urbano do bairro.