Após passar pelas localidades de Boa Vista do Lobato, Castelo Branco e Bonfim este ano, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende a partir desta segunda-feira (1º) em Mussurunga. Atendimento será realizado até o final de junho, no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Mamede, localizado no Setor E.

No local, serão realizadas até 50 cirurgias gratuitas por dia, com o intuito de promover o controle populacional desses animais. “Trabalhamos com a conscientização da importância do procedimento para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos. Os animais esterilizados também têm menor probabilidade de desenvolver um comportamento agressivo e, muitas vezes, a castração é indicada com a finalidade de diminuir esse tipo de comportamento”, esclarece o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.

Para que os animais passem pelos procedimentos, é realizada uma triagem no local sempre às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h, onde os proprietários devem apresentar originais e cópia da RG, CPF, cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. Após a triagem, é marcado o dia da cirurgia de castração, que é realizada as quartas e quintas-feiras. Para fazer a cirurgia de castração, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à esterilização não podem estar em período gestacional.

Mussurunga é o 11º bairro contemplado pelo dispositivo implantado pela atual gestão em março de 2014. Nesse período, o ônibus adaptado realizou mais de 6 mil cirurgias em cães e gatos da capital.