A fim de reduzir o índice de violação de direitos de crianças e adolescentes, no bairro de Valéria, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, realizou mais uma rodada de escuta social com jovens moradores do bairro. No encontro com 30 estudantes do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, em Boca da Mata de Valéria, na manhã desta quinta-feira (7), foram discutidas práticas e políticas de combate ao trabalho infantil e abuso sexual.

A ação, em parceria com o Fundo Internacional da Nações Unidas para a Infância, tem o objetivo de ouvir e compreender o cenário e as necessidades da comunidade, visando à construção do plano de ação do Projeto Salvador – Agenda Cidade Unicef, no território de Valéria. Durante o encontro foi realizada uma dinâmica em círculo, com explanação do projeto e apresentação individual. Em seguida, foram iniciados diálogos sobre esporte, cultura, lazer, educação, profissionalização, saúde e vivência comunitária.

A assistente social da Diretoria da Infância e Juventude da SPMJ, Carolina Leal, destacou a importância de escutar as demandas que impactam diretamente na vida dos jovens de Valéria. “Esses adolescentes precisam ter o espaço de protagonismo para falar o que eles percebem sobre a comunidade e qual o impacto dessas violações de direito na vida deles. O objetivo é saber como isso tem interferido no desenvolvimento, no ir e vir, no acesso a esporte, cultura e lazer. A ideia é que esse diálogo seja sistematizado e, a partir daí, sejam pensadas estratégias e políticas públicas de intervenção, para que as questões sejam sanadas.”

Estudante do 9° ano do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, Rafael Lima, de 15 anos, falou sobre a experiência de participar de forma ativa, idealizando projetos para comunidade. "É uma oportunidade muito bacana de falar sobre o que realmente precisamos. Atualmente nosso bairro enfrenta uma situação muito ruim, tanto pela questão da violência, quanto pela falta de saneamento básico, saúde, infraestrutura e lazer. Eu deposito muita esperança nesse projeto, para que sejam sanadas as deficiências em todos esses quesitos. Acredito que será algo transformador."

Diagnóstico - As escutas sociais foram idealizadas a partir de um estudo realizado, através da parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Unicef, em que foi diagnosticado que os territórios com maior índice de violação de direitos de crianças e adolescentes, na capital baiana, são Valéria e São Caetano.

No primeiro momento, foi realizada uma escuta coletiva da comunidade. Na oportunidade, foram ouvidos representantes de instituições religiosas, ongs, membros de associações, diretores de escolas e jovens, para conhecer a demanda geral no bairro.